v. 27 n. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais

					Visualizar v. 27 n. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais
Publicado: 2018-05-31

Apresentação

  • Apresentação

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.8078

Dossiê temático

  • Metodologias para pesquisas sobre competências e funções dos tutores online em educação a distância

    Joao Mattar, Lucilene Marques Martins Rodrigues, Wanderlucy A. Alves Corrêa Czeszak, Juliana Santos Graciani
    19-41
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.7817
  • Projetos de aprendizagem gamificados: uma metodologia inventiva para a educação na cultura híbrida e multimodal

    Eliane Schlemmer
    42-69
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.7801
  • Forge of empires: criação de ambientes online para o desenvolvimento de competências de aprendizagem e para a compreensão da evidência histórica e de anacronismos

    Sara Dias Trindade, José António Moreira
    70-89
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.7790
  • Reflexões sobre o fim do sistema universidade aberta do Brasil como fundamento para o fortalecimento de políticas públicas em educação superior a distância no Brasil

    Eucidio Pimenta Arruda
    90-107
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.7807
  • Formação on-line e praticantes culturais: elementos sócio-históricos em contextos de formação na cultura digital

    Danilo Garcia da Silva, Katia Morosov Alonso
    108-127
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.7794
  • Mídias e educação: problematizando a formação docente e os desafios da cibercultura

    Joice Araújo Esperança, Marcio Vieira Oliveira
    128-147
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.8015
  • Gestão e planejamento em EAD: modelo de sistema de informações da Matriz do Design Educacional (MADE)

    Livia Maria de Lima Santiago, Débora Liberato Arruda Hissa, Cassandra Ribeiro Joye
    148-167
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.7756
  • Redes de cooperação na EAD – compartilhando soluções e cursos online

    Luis Otoni Meireles Ribeiro
    168-187
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.7818
  • Aprendizagem criativa e scratch: possibilidades metodológicas de inovação no ensino superior

    Carolina Campos Rodeghiero, Rosária Ilgenfritz Sperotto, Christiano Martino Otero Ávila
    188-207
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.7806
  • Desafios da prática docente universitária na educação à distância

    Cláudia Starling Bosco, Marilza de Oliveira Santos, Edmilson Minoru Torisu
    208-225
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.7769
  • Formação continuada online de professores que atuam em ambiente hospitalar: uma análise das dificuldades presentes no processo formativo

    Jacques de Lima Ferreira, Ygor Corrêa, Marilda Aparecida Behrens
    226-245
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.7775
  • Facebook e escola: novas interações entre professores e alunos

    Valdirene Hessler Bredow, Maristani Polidori Zamperetti
    245-265
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.7722
  • Redes sociais: a interação para além da sala de aula

    Douglas Vaz, Fabrícia Py Tortelli Noronha, Juliani Menezes dos Reis, Luciana Backes
    266-281
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.6162
  • Trabalho de conclusão de curso: trabalho interativo na orientação em EAD

    Keite Silva de Melo, Gilda Helena Bernardino de Campos
    282-299
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.7754
  • Narrativas, atividades e práticas na formação docente para a cultura digital

    Lauro Roberto Lostada, Dulce Márcia Cruz
    300-315
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.7764

Artigos de fluxo contínuo

  • “As pessoas ficam reclamando do jeito que a criança é”: as relações de gênero nas aulas de educação física na educação infantil em Amargosa/BA

    Daniela Souza Nunes, Priscila Gomes Dornelles
    316-334
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.7322
  • Filhos transgêneros merecem aceitação, respeito e amor: análise da reportagem do site dicas de mulher

    Ariane Pickersgill Arana, Joanalira Corpes Magalhães
    335-350
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.6859
  • O ensino da capoeira no chão da escola: contribuições de uma oficina no programa mais educação na cidade de Salvador/BA

    Alexsandro da Silva Marques, Maria Fátima Moreira de Jesus, Emanoel Luís Roque Soares
    351-370
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.6169
  • Substâncias psicoativas: o consumo entre acadêmicos de uma universidade do sul do Brasil

    Lucimare Ferraz, Angelo Luis Stapassoli Piato, Vinicius Anzolin, Gabriel Ribeiro Matter, Maria Assunta Busato
    371-386
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.6850
  • Entre o vivido e o percebido: o saber escolar e a realidade das crianças ribeirinhas

    Ronara Viana Cordovil, Paula Naranjo Da Costa, Huanderson Barroso Lobo, José Camilo Ramos de Souza
    387-398
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.7750
  • “Dores, dilemas e descobertas”: desafios de professores iniciantes na carreira do magistério

    Marcela Marques Umbellino, Klinger Teodoro Ciríaco
    399-425
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.5119