Facebook e escola: novas interações entre professores e alunos

Autores

  • Valdirene Hessler Bredow Universidade Federal de Pelotas
  • Maristani Polidori Zamperetti Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.7722

Palavras-chave:

Educação, Facebook, Tecnologias Digitais.

Resumo

O objetivo do presente trabalho é apresentar o potencial dos grupos do Facebook como ferramentas possíveis e viáveis para procedimentos pedagógicos e desenvolvimento do trabalho docente, possibilitando a aprendizagem e a construção do conhecimento de forma interativa entre professores e alunos. A pesquisa de abordagem qualitativa utilizou a análise de um grupo do site de rede social Facebook, entrevistas com professores e aplicação de um questionário on-line para os alunos. Concluiu-se que o Facebook é uma ferramenta inovadora, interessante e viável para a utilização no ambiente escolar, visto que os alunos e professores encontram-se conectados e fazem parte de tal site de rede social, sendo um meio com diversos recursos como cores, sons, imagens e outros artifícios que chamam a atenção e fazem parte da realidade dos jovens estudantes.

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Biografia do Autor

Valdirene Hessler Bredow, Universidade Federal de Pelotas

Mestra em Educação (PPGE/FaE/UFPel) Doutoranda em Educação ((PPGE/FaE/UFPel) Docente de Sociologia de Ensino Médio e Superior http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4207229Y6

Maristani Polidori Zamperetti, Universidade Federal de Pelotas

Doutora e Mestra em Educação (PPGE/FaE/UFPel). Professora Adjunta no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, RS, onde ministra disciplinas na área de Fundamentos da Educação em Artes Visuais. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FaE/UFPel), Mestrado, na Linha de Pesquisa "Formação de Professores: Ensino, Processos e Práticas Educativas". Coordenadora do Projeto Artes Visuais do Pibid/UFPel (2014-2018). Líder do Grupo de Pesquisa: Pesquisa, Ensino e Formação Docente nas Artes Visuais (CNPQ). http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4139599T8

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Publicado

2018-05-31

Como Citar

Bredow, V. H., & Zamperetti, M. P. (2018). Facebook e escola: novas interações entre professores e alunos. Momento - Diálogos Em Educação, 27(1), 245–265. https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.7722

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