About the Journal

The Revista Momento - Diálogos em Educação, which is linked to the Post-graduate Program in Education (PPGEDU) at the Universidade Federal do Rio Grande (FURG), has contributed to disseminate knowledge in the field of Education for about 30 years by publishing digital texts quarterly. Research papers must be original and may be written in Portuguese, Spanish or English. The journal accepts the submission of proposals which result from empirical studies, theoretical essays, reviews and interviews in the field of Education. Thus, the journal aims at strengthening national and international research networks and encouraging and qualifying educational debates. Besides, the journal gives full access to its content and publishes Creative Commons-licensed papers in order to spread scientific knowledge and enable democratization of knowledge. It is inserted in the fields of Education and Teaching and its evaluation is B2 (Education) and B3 (Teaching) in Qualis 2016.       

 

Announcements

Current Issue

Vol. 33 No. 3 (2024): Dossiê: A utopia de uma educação sensível para a formação mais humana
					View Vol. 33 No. 3 (2024): Dossiê: A utopia de uma educação sensível para a formação mais humana

O contexto de emergência climática, especialmente a crise socioambiental, convida a humanidade   a repensar seus modos de ser, fazer e conviver no âmbito das relações entre as pessoas e o meio onde habitam. Paulo Freire, patrono da educação brasileira, nos instiga a pensar, agir e esperançar rumo a utopia de nossa ontológica vocação de “ser mais”. Para tanto propõe uma educação potencializada pela amorosidade enquanto prática educacional e pelo compromisso com a transformação social. Já Pablo René Estévez, educador e escritor cubano, consciente da gravidade da crise socioambiental, há muito alerta para a necessidade da preservação e/ou regeneração do patrimônio estético, natural e social ameaçado pela perda da biodiversidade e da deterioração das condições materiais de existência de grande parte da humanidade. Ambos apontam para a necessidade de ruptura com a lógica capitalista, opressora e desumanizadora por meio de uma educação sensível, crítica e emancipatória.

Nesse sentido, propusemos o dossiê “A utopia de uma educação sensível para a formação mais humana”, com o objetivo de oferecer uma visão geral acerca da educação transformadora, humanizante e humanizada, a partir de uma educação sensível, abordando fundamentos, saberes e práticas pedagógicas desenvolvidas em contextos escolares e não escolares. Assim, damos visibilidade a estudos e pesquisas no campo das ciências humanas, da área da educação, que também têm como premissa a promoção de processos educativos criativos, sensíveis, éticos e estéticos, estimuladores de reflexões sobre o contexto vivido.

Published: 2024-12-16

Apresentação

  • “A UTOPIA DE UMA EDUCAÇÃO SENSÍVEL PARA A FORMAÇÃO MAIS HUMANA”

    20-25
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.18285

Dossiê temático

Artigos

View All Issues