As memórias de vida na América Latina

Autores

  • Simone Gomes de Faria Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Adriana Kivanski de Senna

Palavras-chave:

Memórias de vida. América Latina. Sistematização do Método. Investigação da Oralidade.

Resumo

Neste ensaio, almejamos expor os diversos usos do método alcunhado “História Oral” com enfoque direcionado para a América Latina. Assim sendo, primeiramente é necessário realizarmos uma reconfiguração histórica das primeiras memórias de vida, que se tem conhecimento, neste continente. A justificativa por está temática é porque concatenou com a proposta metodológica da minha investigação de mestrado alcunhada de "A formação de professores de história na pós-redemocratização 1980-2013: um estudo de educação comparada Brasil e Uruguai", pois, me alicercei das narrativas de professores de História de ensino terciário/universitário, de forma comparada. Assim sendo, foi necessário um estudo profícuo para compreender os processos instaurados nos países latinos para dar embasamento para a consecutividade do estudo. Partindo desta premissa este estudo não tem pretensão de esgotar informações, posto que, versar ao redor do surgimento, e dos modos em que se manifestou e se manifesta as memórias de vida em um continente exige muito tempo para análise dos dados. Desta forma, o escopo central deste é o levantar premissas do porquê o método levou tanto tempo para calcar certa posição dentro dos ambientes acadêmicos findando com a exposição de perspectivas futuras para a consolidação do método.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Gomes de Faria, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora estatutária de Língua Portuguesa nas Prefeituras Municipais de Hulha Negra e de Bagé, na Zona da Campanha do Rio Grande do Sul. Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande – PPGH/FURG. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Ensino de História, sentido e narrativas.

Adriana Kivanski de Senna

Professora no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande – PPGH/FURG e no Mestrado em Rede Nacional – Profhistória. Doutora em História pela PUCRS.

Downloads

Publicado

2017-02-09

Como Citar

de Faria, S. G., & de Senna, A. K. (2017). As memórias de vida na América Latina. Momento - Diálogos Em Educação, 25(2), 37–54. Recuperado de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5858

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.