<b>Verdades sobre o corpo: um olhar acerca de alguns registros nos cadernos de chamada da 1ª série</b>

Autores

  • Joice Rejane Pardo Maurell

Palavras-chave:

production of truths, body, called notebooks, grade 1

Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados de uma investigação realizada no Curso de Especialização em Educação Física Escolar – FURG, que teve como corpus de pesquisa os cadernos de chamada de 1ª série, do início da década de 80, de uma escola pública estadual do município de Rio Grande – RS. O objetivo da pesquisa foi extrair enunciações associadas ao corpo dos cadernos de chamada, a fim de identificar possíveis enunciados, que colocam em operação discursos com estatuto de verdade sobre o corpo na escola. Metodologicamente, a pesquisa considerou as enunciações como coisas ditas e orientou-se por algumas ferramentas da análise enunciativa, de referencial foucaultiano, buscando elementos para fazer algumas associações nos conceitos de enunciação e enunciado. O trabalho com os dados se detém, num primeiro momento, a mostrar porque os cadernos de chamada das professoras são assumidos como coisas da escola e, ao transcrever as enunciações, apresento dois enunciados sobre o corpo que emergiram entre os registros – o higienismo e a psicomotricidade. Foi dialogando com o que se convencionou chamar de conhecimentos próprios desses estudos, que o referencial teórico da pesquisa foi sendo construído, pois considero que a psicomotricidade e o higienismo, como enunciados, apóiam e organizaram a ordem das práticas, enquanto permitem a produção de um determinado corpo na escola e não outro, a partir da condição de visibilidade dos cadernos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joice Rejane Pardo Maurell

PPGEA - Educação

Downloads

Publicado

2012-04-03

Como Citar

Maurell, J. R. P. (2012). &lt;b&gt;Verdades sobre o corpo: um olhar acerca de alguns registros nos cadernos de chamada da 1ª série&lt;/b&gt;. Momento - Diálogos Em Educação, 20(1), 123–150. Recuperado de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/2191

Edição

Seção

Artigos