A EDUCAÇÃO PARA O SANEAMENTO BÁSICO EM UMA ESCOLA BILÍNGUE PARA SURDOS:
uma proposta didática com a abordagem Photovoice
DOI:
https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.17328Palavras-chave:
surdos, photovoice, Ensino Fundamental, saneamento básicoResumo
As singularidades da educação de surdos demandam a construção de políticas, estratégias e
práticas educativas visando aprimorar os processos de ensino e aprendizagem das grandes temáticas
contemporâneas tais como o saneamento básico. Os problemas com os resíduos sólidos, o abastecimento
de água, o esgotamento sanitário e a drenagem urbana têm sido decisivos para a promoção da saúde e
da qualidade de vida da população tornando fundamental a implantação de inúmeras políticas públicas
no Brasil. Diante de tais premissas, o presente estudo tem como objetivo abordar a temática com
estudantes surdos a partir da utilização do Photovoice, uma estratégia de pesquisa utilizando imagens.
As ações foram realizadas em uma turma de oitavo ano de uma escola municipal bilíngue na Cidade de
Canoas/RS, atingida por enchentes em 2023 e 2024. Os estudantes foram instigados a realizar um
trabalho de campo fotografando cenários que envolviam o saneamento básico e discutindo sobre a
importância do assunto para as suas vidas. A prática educativa proporcionou um aumento da percepção
dos estudantes em relação ao saneamento básico, especialmente no que se refere aos resíduos sólidos e,
em menor grau, à drenagem urbana, especialmente o funcionamento das bocas de lobo. Nesta
perspectiva, os resultados demonstraram que a adoção desta estratégia se constitui em profícua ação
educacional no que se refere a temáticas cruciais para a vida na sociedade contemporânea, contribuindo
para a formação cidadã dos estudantes.
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