Quando um papel amassado atravessa a sala de aula: experienciando a sexualidade com alunos/as do ensino fundamental

Autores

  • Graziele Corrêa Amorim Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Heloísa Raimunda Hernek Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v6i1.8004

Resumo

A instituição escolar compõe-se de uma multiplicidade de modos de pensar, agir, sentir e arquitetar o viver. Passar, pois, a habitá-la nos propicia o convívio com um emaranhado de temáticas que emergem inesperadamente. Assim, dentre as problemáticas que podem surgir, apresentamos o interesse de discutir, com o cotidiano escolar, as sexualidades dos/das estudantes. Desse modo, o ponto de partida para essa discussão são as narrativas produzidas e experienciadas por uma professora iniciante, com seus alunos de uma turma de terceiro ano do ensino fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação [online], n. 19, p. 20-28, 2002.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 1: A vontade de saber. 13. ed. Trad. de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro|São Paulo: Paz e Terra, 2017. 149 p.

Downloads

Publicado

06-10-2018

Como Citar

AMORIM, Graziele Corrêa; HERNEK, Heloísa Raimunda. Quando um papel amassado atravessa a sala de aula: experienciando a sexualidade com alunos/as do ensino fundamental. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 88–93, 2018. DOI: 10.14295/de.v6i1.8004. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8004. Acesso em: 5 dez. 2025.