Quando um papel amassado atravessa a sala de aula: experienciando a sexualidade com alunos/as do ensino fundamental

Autores/as

  • Graziele Corrêa Amorim Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Heloísa Raimunda Hernek Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v6i1.8004

Resumen

A instituição escolar compõe-se de uma multiplicidade de modos de pensar, agir, sentir e arquitetar o viver. Passar, pois, a habitá-la nos propicia o convívio com um emaranhado de temáticas que emergem inesperadamente. Assim, dentre as problemáticas que podem surgir, apresentamos o interesse de discutir, com o cotidiano escolar, as sexualidades dos/das estudantes. Desse modo, o ponto de partida para essa discussão são as narrativas produzidas e experienciadas por uma professora iniciante, com seus alunos de uma turma de terceiro ano do ensino fundamental.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação [online], n. 19, p. 20-28, 2002.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 1: A vontade de saber. 13. ed. Trad. de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro|São Paulo: Paz e Terra, 2017. 149 p.

Publicado

2018-10-06

Cómo citar

AMORIM, Graziele Corrêa; HERNEK, Heloísa Raimunda. Quando um papel amassado atravessa a sala de aula: experienciando a sexualidade com alunos/as do ensino fundamental. Diversidad y Educatión, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 88–93, 2018. DOI: 10.14295/de.v6i1.8004. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8004. Acesso em: 5 dic. 2025.