TIKTOK E RED PILLS

UMA REVISÃO DO ESTADO DO CONHECIMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19413

Resumo

Esse estudo trata-se numa revisão de literatura que buscou artigos que versassem sobre o movimento Red Pill e sua propagação de ideias por meio do Tiktok. Assim objetivamos caracterizar o estado do conhecimento de pesquisas que se debruçaram sobre como são os discursos idealizados pelos Red Pills a partir do Tiktok.. Para identificação dos trabalhos utilizou-se descritores que representassem o tema, combinados e aplicados em duas bases de dados nacionais, sendo ela, o Periódicos Capes. Ao todo, foram 24 combinações que resultaram na identificação de um artigo de 2024. Logo percebeu-se as várias lacunas que o tema apresenta, em especial no campo educacional, no qual nenhum trabalho foi localizado. Concluímos que a precariedade de trabalhos sobre um problema emergente em nossa sociedade não pode ser abarcada por um único trabalho, mas sim, por uma série de pesquisas preocupadas em como os discursos masculinistas influenciam a sociedade.

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Biografia do Autor

Gleissiano Ruan de Freitas, Universidade Estadual de Maringá

Mestrando no Programa Pós Graduação em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (PPE - UEM). Atualmente é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) 

Isaías Batista de Oliveira Júnior, Universidade Estadual de Maringá

Doutor pelo Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(UNESP). Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente Permanente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Maringá, Paraná

Luciane Guimaraes Batistella Bianchini, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Psicologia e Sociedade , pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá(UEM). Maringá, Paraná

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede (PROFEI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Maringá, Paraná

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Publicado

13-12-2025

Como Citar

RUAN DE FREITAS, Gleissiano; BATISTA DE OLIVEIRA JÚNIOR, Isaías; GUIMARAES BATISTELLA BIANCHINI, Luciane; FRANCI RAIMUNDO YAEGASHI, Solange. TIKTOK E RED PILLS : UMA REVISÃO DO ESTADO DO CONHECIMENTO. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 2086–2101, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.19413. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19413. Acesso em: 15 dez. 2025.

Edição

Seção

Tecnologias digitais, Mídias e Cibercultura