EDUCAÇÃO EM GÊNERO NA SAÚDE
FORMAÇÃO PARA O ATENDIMENTO DE MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E SEUS EFEITOS NOS ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19136Resumo
O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência de um curso de formação sobre o atendimento de mulheres em situação de violência doméstica com profissionais de um serviço de saúde, bem como analisar os efeitos do curso nos estereótipos de gênero replicados por estes profissionais.A metodologia adotada incluiu aula expositiva, exibição de vídeos, apresentação de documentos que orientam as práticas de atendimento em saúde e oficinas. Os encontros tiveram como temas: acolhimento; gênero e violência; recursos físicos e humanos necessários; e rede de atendimento. Foram analisados os efeitos dessa formação nos estereótipos de gênero replicados pelos profissionais. Os resultados indicaram mudanças na replicação de estereótipos de gênero relacionados a papéis tradicionais, casamento e concepções acerca da violência. Por outro lado, houve aumento nos estereótipos relacionados à sensibilidade e sexualidade. Entende-se que práticas educacionais de formação no âmbito das políticas públicas ampliam as possibilidades de atendimento integral e proteção de mulheres.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Diversidade e Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




