EDUCAÇÃO EM GÊNERO NA SAÚDE

FORMAÇÃO PARA O ATENDIMENTO DE MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E SEUS EFEITOS NOS ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19136

Résumé

O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência de um curso de formação sobre o atendimento de mulheres em situação de violência doméstica com profissionais de um serviço de saúde, bem como analisar os efeitos do curso nos estereótipos de gênero replicados por estes profissionais.A metodologia adotada incluiu aula expositiva, exibição de vídeos, apresentação de documentos que orientam as práticas de atendimento em saúde e oficinas. Os encontros tiveram como temas: acolhimento; gênero e violência; recursos físicos e humanos necessários; e rede de atendimento. Foram analisados os efeitos dessa formação nos estereótipos de gênero replicados pelos profissionais. Os resultados indicaram mudanças na replicação de estereótipos de gênero relacionados a papéis tradicionais, casamento e concepções acerca da violência. Por outro lado, houve aumento nos estereótipos relacionados à sensibilidade e sexualidade. Entende-se que práticas educacionais de formação no âmbito das políticas públicas ampliam as possibilidades de atendimento integral e proteção de mulheres.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Francisca Talicia Vasconcelos Pereira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Graduada em Serviço Social pelo Centro Universitário UNINTA (2017). Especialista em Saúde Pública e Saúde da Família pelo Centro Universitário UNINTA (2020). Mestra em Psicologia e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará- UFC (2023). Atualmente é docente do curso de Serviço Social do Centro Universitário INTA- UNINTA. Estuda os seguintes temas: Violência doméstica contra a mulher; Educação; Saúde.

Natália Santos Marques, UNIVERSIDADE FEDERAL Do CEARÁ

Analista do comportamento. Doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo - USP e Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará - UFPA com foco no estudo experimental de práticas culturais. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Atualmente, é professora de Análise do Comportamento da Universidade Federal do Ceará (campus de Sobral-CE) e professora do mestrado profissional em Psicologia e Políticas Públicas da mesma universidade. Editora associada da Revista Perspectivas em Análise do Comportamento. Desenvolve atividades de ensino, pesquisas e intervenções em políticas públicas de educação, assistência social, saúde e segurança, com foco em intervenções educacionais e psicológicas nos seguintes temas: comportamento social; cooperação; questões de gênero; raça; violência doméstica contra a mulher; letramento racial e de gênero.

Téléchargements

Publié-e

2025-08-16

Comment citer

TALICIA VASCONCELOS PEREIRA, Francisca; SANTOS MARQUES, Natália. EDUCAÇÃO EM GÊNERO NA SAÚDE: FORMAÇÃO PARA O ATENDIMENTO DE MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E SEUS EFEITOS NOS ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 785–807, 2025. DOI: 10.63595/de.v13i1.19136. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19136. Acesso em: 5 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários