SABERES QUE LIBERTAM
O PAPEL DA UNIVERSIDADE NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E AUTONOMIA DAS MULHERES NEGRAS
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18919Resumo
A universidade, enquanto espaço de produção de conhecimento, também reflete desigualdades sociais. Para as mulheres negras, representa desafios e possibilidades. Este artigo tem como proposta analisar, com base em revisão bibliográfica, de que forma o acesso ao ensino superior contribui para a construção da identidade e autonomia dessas mulheres, evidenciando possibilidades de superação das barreiras relacionadas ao racismo e ao sexismo estruturais. A pesquisa, qualitativa e baseada em revisão bibliográfica, destaca a educação como ferramenta de emancipação. A partir da análise do material estudado, os resultados apontam que, apesar dos desafios, a universidade pode configurar-se como um espaço de resistência e valorização das vozes femininas negras, reforçando a necessidade de políticas educacionais inclusivas e redes de apoio que promovam a equidade racial e de gênero no meio acadêmico.
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