SABERES QUE LIBERTAM

O PAPEL DA UNIVERSIDADE NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E AUTONOMIA DAS MULHERES NEGRAS

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18919

Résumé

A universidade, enquanto espaço de produção de conhecimento, também reflete desigualdades sociais. Para as mulheres negras, representa desafios e possibilidades. Este artigo tem como proposta analisar, com base em revisão bibliográfica, de que forma o acesso ao ensino superior contribui para a construção da identidade e autonomia dessas mulheres, evidenciando possibilidades de superação das barreiras relacionadas ao racismo e ao sexismo estruturais. A pesquisa, qualitativa e baseada em revisão bibliográfica, destaca a educação como ferramenta de emancipação. A partir da análise do material estudado, os resultados apontam que, apesar dos desafios, a universidade pode configurar-se como um espaço de resistência e valorização das vozes femininas negras, reforçando a necessidade de políticas educacionais inclusivas e redes de apoio que promovam a equidade racial e de gênero no meio acadêmico.

 

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Aline Matos Santos, Universidade do Estado da Bahia

Bacharela em Administração pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Conceição do Coité, Bahia, Brasil.

Adriana Carneiro da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Mestra em Geografia pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Bacharela em Administração pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. Professora da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus XI. Coordenadora do Laboratório de Práticas em Gestão – PROJETE no Centro Universitário Estácio da Bahia. Supervisora da Realiza Jr, UNEB/Campus XI. Pesquisadora PIBIC e Bolsa Produtividade/Estácio. 

Téléchargements

Publié-e

2025-08-16

Comment citer

MATOS SANTOS, Aline; CARNEIRO DA SILVA, Adriana. SABERES QUE LIBERTAM: O PAPEL DA UNIVERSIDADE NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E AUTONOMIA DAS MULHERES NEGRAS. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 892–911, 2025. DOI: 10.63595/de.v13i1.18919. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/18919. Acesso em: 5 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários