A PRÁXIS DO SABER-FAZER HISTÓRICO ANTIRRACISTA NOS USOS DE OBRAS ARTÍSTICAS DE ANTONIO OBÁ PARA O ENSINO DOS VALORES CIVILIZATÓRIOS AFRO-BRASILEIROS

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18902

Résumé

Este artigo aborda a experiência de professores de história em formação durante a elaboração de uma sequência didática em torno dos valores civilizatórios afro-brasileiros na educação, desenvolvida em uma disciplina obrigatória que pensa teorias e metodologias do ensino de história alinhadas à práxis (Silva, 2019) do saber-fazer histórico (Certeau, 1982). Nessa encruzilhada de saberes, foi realizada uma análise iconográfica (Bittencourt, 2009) nas obras artísticas visuais do artista brasiliense Antonio Obá com a finalidade de interpretar a repercussão nelas dos valores civilizatórios afro-brasileiros propostos e difundidos pela intelectual Azoilda Loretto da Trindade (2005, 2010). Dessa forma, a partir da análise de algumas obras do artista e de como os valores civilizatórios afro-brasileiros estão presentes nelas, elaborou-se uma proposta metodológica para a construção de um saber histórico comprometido com a justiça social, a descolonização do pensamento e com a efetivação da Lei Nº 10.639/2003 a partir de uma educação antirracista, junto a estudantes da educação básica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Pedro Alves de Souza Neto, Universidade de Pernambuco

Licenciando em História pela Universidade de Pernambuco (Campus Petrolina). Foi Bolsita BIA-Facepe, com o projeto intitulado "A implantação do Subsídio Literário em Pernambuco no século XVIII". Teve experiência enquanto monitor bolsista pelo Programa de Fortalecimento Acadêmico (PFA) da UPE, atuando pelo projeto "Monitoria em História do Brasil para uma educação antirracista" que esteve vinculado a disciplina de História do Brasil II. Integra o Grupo de Estudo da História da Escravidão e Liberdade no Brasil (GEHEL), no qual atua como monitor e pesquisador com áreas de interesse em História do Brasil, História da África e Iconografia e Ensino de História, principalmente nos seguintes temas: História da Escravidão e da Liberdade no Brasil, História do Atlântico Sul, Ensino de História da África e Cultura Afro-Brasileira, Iconografia Afro-Brasileira e Ensino da História dos Afro-Brasileiros, Educação das Relações Étnico-Raciais, Educação Antirracista e Pensamento Decolonial. No momento realiza Iniciação Científica na modalidade voluntária, com o projeto de pesquisa "Onde está a dialética? No Atlântico-mãe!:Perspectivas decoloniais em obras artísticas visuais sobre o Oceano Atlântico afrodiaspórico".

Tatiana Silva de Lima, Universidade de Pernambuco

Doutora em História Social pela Universidade Federal do Ceará. É professora no curso de História da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina, desde 2013, onde é vice-líder do Grupo de Pesquisa em História e Memória, certificado pelo CNPq, e coordena o Grupo de Estudo da História da Escravidão e Liberdade no Brasil (GEHEL), orientando projetos de ensino, pesquisa e extensão. Sua experiência em História tem ênfase nos seguintes temas: História do Brasil, Ensino da História dos Afro-Brasileiros, Educação das Relações Étnico-Raciais, Educação Antirracista, Ensino de História, Alforrias, Construção da Liberdade, Mundos do Trabalho Escravo e Livre, Trabalho Doméstico

Ana Meire Tibúrcio, Universidade de Pernambuco

Licencianda em História pela Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina. Participou do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID Capes/2022-2024). Na UPE, foi monitora do componente curricular História do Brasil II (2023.1 e 2023.2), atua como monitora do GEHEL, tem interesse em pesquisa voltado para a Educação Antirracista e o Ensino de História, especificamente sobre a relação entre os Saberes Antirracistas de professoras negras e a produção de conhecimento no ensino básico, em escolas do Vale do São Francisco.

Téléchargements

Publié-e

2025-08-16

Comment citer

SOUZA NETO, Pedro Alves de; LIMA, Tatiana Silva de; TIBÚRCIO, Ana Meire. A PRÁXIS DO SABER-FAZER HISTÓRICO ANTIRRACISTA NOS USOS DE OBRAS ARTÍSTICAS DE ANTONIO OBÁ PARA O ENSINO DOS VALORES CIVILIZATÓRIOS AFRO-BRASILEIROS. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 1126–1148, 2025. DOI: 10.63595/de.v13i1.18902. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/18902. Acesso em: 5 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários