A PRÁXIS DO SABER-FAZER HISTÓRICO ANTIRRACISTA NOS USOS DE OBRAS ARTÍSTICAS DE ANTONIO OBÁ PARA O ENSINO DOS VALORES CIVILIZATÓRIOS AFRO-BRASILEIROS
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.18902Abstract
Este artigo aborda a experiência de professores de história em formação durante a elaboração de uma sequência didática em torno dos valores civilizatórios afro-brasileiros na educação, desenvolvida em uma disciplina obrigatória que pensa teorias e metodologias do ensino de história alinhadas à práxis (Silva, 2019) do saber-fazer histórico (Certeau, 1982). Nessa encruzilhada de saberes, foi realizada uma análise iconográfica (Bittencourt, 2009) nas obras artísticas visuais do artista brasiliense Antonio Obá com a finalidade de interpretar a repercussão nelas dos valores civilizatórios afro-brasileiros propostos e difundidos pela intelectual Azoilda Loretto da Trindade (2005, 2010). Dessa forma, a partir da análise de algumas obras do artista e de como os valores civilizatórios afro-brasileiros estão presentes nelas, elaborou-se uma proposta metodológica para a construção de um saber histórico comprometido com a justiça social, a descolonização do pensamento e com a efetivação da Lei Nº 10.639/2003 a partir de uma educação antirracista, junto a estudantes da educação básica.
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