PERFORMATIVIDADE VIRIL

UMA ABORDAGEM QUEER PARA OS ESTUDOS DE MASCULINIDADES

Autores/as

  • Perycles Macêdo UFPE

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17379

Resumen

Os conceitos de masculinidade hegemônica e de dominação masculina são os mais referidos nos estudos de masculinidades no Brasil. Neste ensaio, busco reler essas duas teorias à luz da ideia de performatividade proposta por Judith Butler. Nesta leitura, busco oferecer uma crítica capaz de lançar luz sobre alguns aspectos que, se relidos a partir da perspectiva que concebe o gênero como uma construção radicalmente independente do corpo, a perspectiva dos estudos queer, se revelam problemáticos em relação à luta pela afirmação de sujeitos situados no âmbito da diversidade sexual e de gênero. A ideia principal é que a partir desta leitura possamos elaborar maneiras alternativas de interpretar as masculinidades e de sugerir que os estudos do masculino trilhem por caminhos mais condizentes com um mundo cada vez mais incontornavelmente plural.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Perycles Macêdo, UFPE

Doutorando em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco no Centro Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA). Pedagogo e Mestre em Educação Contemporânea (UFPE-CAA). Membro do Observatório dos Movimentos Sociais da América Latina. E-mail: perycles.macedo@ufpe.br.

 

Publicado

2025-01-20

Cómo citar

MACÊDO, Perycles. PERFORMATIVIDADE VIRIL: UMA ABORDAGEM QUEER PARA OS ESTUDOS DE MASCULINIDADES. Diversidad y Educatión, [S. l.], v. 12, n. n. 2, p. 838–862, 2025. DOI: 10.14295/de.v12i2.17379. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/17379. Acesso em: 5 dic. 2025.