PERFORMATIVIDADE VIRIL

UMA ABORDAGEM QUEER PARA OS ESTUDOS DE MASCULINIDADES

Autores/as

  • Perycles Macêdo UFPE

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i2.17379

Resumen

Os conceitos de masculinidade hegemônica e de dominação masculina são os mais referidos nos estudos de masculinidades no Brasil. Neste ensaio, busco reler essas duas teorias à luz da ideia de performatividade proposta por Judith Butler. Nesta leitura, busco oferecer uma crítica capaz de lançar luz sobre alguns aspectos que, se relidos a partir da perspectiva que concebe o gênero como uma construção radicalmente independente do corpo, a perspectiva dos estudos queer, se revelam problemáticos em relação à luta pela afirmação de sujeitos situados no âmbito da diversidade sexual e de gênero. A ideia principal é que a partir desta leitura possamos elaborar maneiras alternativas de interpretar as masculinidades e de sugerir que os estudos do masculino trilhem por caminhos mais condizentes com um mundo cada vez mais incontornavelmente plural.

Descargas

Biografía del autor/a

Perycles Macêdo, UFPE

Doutorando em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco no Centro Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA). Pedagogo e Mestre em Educação Contemporânea (UFPE-CAA). Membro do Observatório dos Movimentos Sociais da América Latina. E-mail: perycles.macedo@ufpe.br.

 

Publicado

2025-01-20

Cómo citar

MACÊDO, Perycles. PERFORMATIVIDADE VIRIL: UMA ABORDAGEM QUEER PARA OS ESTUDOS DE MASCULINIDADES. Diversidad y Educatión, [S. l.], v. 12, n. n. 2, p. 838–862, 2025. DOI: 10.14295/de.v12i2.17379. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/17379. Acesso em: 22 sep. 2025.