ENTRE MINAS E MANAS

EXPERIÊNCIA FEMININA E SUBJETIVAÇÃO POLÍTICA NAS OCUPAÇÕES SECUNDARISTAS DE 2016 EM MINAS GERAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17326

Resumo

Tendo como tema a atuação das meninas no movimento das ocupações secundaristas no Brasil, mais precisamente no Estado de Minas Gerais em 2016, este artigo analisa entrevistas realizadas pela pesquisa “Ocupações secundaristas no Brasil em 2015 e 2016”, com nove meninas que ocuparam escolas mineiras, com o objetivo de compreender o processo de subjetivação política vivenciado por essas meninas. Como referenciais teóricos, a sociologia da juventude, os estudos de Judith Butler e a concepção de subjetivação política de Jacques Rancière. As entrevistas contaram com o apoio do software MaxqDa para a análise, com base nas seguintes categorias: experiência feminina; feminismo; práticas políticas e relações de gênero. Entre os resultados, destaca-se o reconhecimento da relevância do feminismo no processo de subjetivação política vivenciado pelas jovens durante as ocupações secundaristas, o que foi determinante para a sua constituição como sujeitas dotadas de direitos, de poder e livres do assujeitamento.

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Biografia do Autor

Karoline Rebecka Siqueira Ferreira, Universidade Federal de Alfenas

 

 

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alfenas. Pedagoga pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Professora da Rede Municipal de Educação de Poços de Caldas/MG.

Luís Antonio Groppo, Unifal-MG (Universidade Federal de Alfenas).

Professor da Unifal-MG (Universidade Federal de Alfenas). Pesquisador do CNPq. Doutorado em
Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Mestrado em Sociologia pela
Universidade Estadual de Campinas (1996). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de
São Paulo (1992).

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Publicado

12-08-2024

Como Citar

Ferreira, K. R. S., & Groppo, L. A. (2024). ENTRE MINAS E MANAS: EXPERIÊNCIA FEMININA E SUBJETIVAÇÃO POLÍTICA NAS OCUPAÇÕES SECUNDARISTAS DE 2016 EM MINAS GERAIS. Diversidade E Educação, 12(1), 650–671. https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17326

Edição

Seção

Dossiê: Juventudes Contemporâneas – articulações com os Estudos Culturais, Gêner