ENTRE MINAS E MANAS
EXPERIÊNCIA FEMININA E SUBJETIVAÇÃO POLÍTICA NAS OCUPAÇÕES SECUNDARISTAS DE 2016 EM MINAS GERAIS
DOI :
https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17326Résumé
Tendo como tema a atuação das meninas no movimento das ocupações secundaristas no Brasil, mais precisamente no Estado de Minas Gerais em 2016, este artigo analisa entrevistas realizadas pela pesquisa “Ocupações secundaristas no Brasil em 2015 e 2016”, com nove meninas que ocuparam escolas mineiras, com o objetivo de compreender o processo de subjetivação política vivenciado por essas meninas. Como referenciais teóricos, a sociologia da juventude, os estudos de Judith Butler e a concepção de subjetivação política de Jacques Rancière. As entrevistas contaram com o apoio do software MaxqDa para a análise, com base nas seguintes categorias: experiência feminina; feminismo; práticas políticas e relações de gênero. Entre os resultados, destaca-se o reconhecimento da relevância do feminismo no processo de subjetivação política vivenciado pelas jovens durante as ocupações secundaristas, o que foi determinante para a sua constituição como sujeitas dotadas de direitos, de poder e livres do assujeitamento.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Diversidade e Educação 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.