GÊNERO E PODER NO SUBCAMPO ESPORTIVO DO XADREZ

RELAÇÕES ENTRE A GEOGRAFIA E AS TITULAÇÕES DA FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE XADREZ

Autores

  • Jéssica dos Anjos Januário Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) https://orcid.org/0000-0002-6789-2520
  • Taís Sandrim Julião Universidade de Brasília (UnB), Brasília (DF), Brasil https://orcid.org/0009-0009-3365-328X
  • Liziane Nathália Vicenzi Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis (SC), Brasil https://orcid.org/0000-0002-1578-8369
  • Ana Vitória de Paula Rothebarth Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo (SP), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16381

Resumo

O estudo objetiva relacionar gênero com a distribuição geográfica e titulatória de membros filiados à Federação Internacional de Xadrez (FIDE). Tem caráter exploratório e documental, analisando o banco de dados primários desta instituição com enfoque relacional e multidimensional. Os resultados indicam um predomínio de 85% de homens frente a 15% de mulheres entre seus integrantes, com concentração de 41% no continente europeu. A outorga de títulos esportivos a jogadores e treinadores se distribuiu também hegemonicamente entre homens, com ínfimo aumento de mulheres em posições, entretanto, de menor hierarquia entre treinadores. Conclui-se por uma tônica de dominação masculina em todas relações analisadas, constituindo esta uma sólida regularidade com sequer exceções neste subcampo esportivo. Sugere-se que futuras pesquisas considerem outros aspectos para além da análise quantitativa, tais como os de ordem socioculturais das histórias de vida das pessoas que conformam tal hegemonia, interseccionando eixos outros de desigualdades sociais.

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Biografia do Autor

Jéssica dos Anjos Januário, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da Faculdade de Educação Física (FEF) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) - Universidade de São Paulo (USP). Bacharel em Educação Física e Esporte pela Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) - Universidade de São Paulo (USP). Membro do Grupo de Estudos em Pierre Bourdieu (GEBU). Bolsista da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) no período de 2020-2022. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no período de 2016-2017. Bolsista do Programa Ensinar com Pesquisa (PEP) da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo (PRG-USP) no período de 2011-2013. Bolsista do Programa de Mérito Acadêmico da Universidade de São Paulo com extensão de intercâmbio universitário no curso de Ciências do Desporto da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) - Universidade Técnica de Lisboa (UTL) no ano de 2013. Tem experiência na área da Educação, Sociologia, Educação Física e Esporte, com ênfase nos aspectos sociológicos, educacionais, socioculturais e pedagógicos do fenômeno esportivo. Atua, principalmente, nos seguintes temas: trajetória esportiva, herança cultural, xadrez e apropriações bourdieusianas.

Taís Sandrim Julião, Universidade de Brasília (UnB), Brasília (DF), Brasil

Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, campus de Marília/SP e Mestre em Relações Internacionais, área de concentração História das Relações Internacionais, pelo Instituto de Relações Internacionais (IREL) da Universidade de Brasília (UnB). Tenho duas pós-graduações: uma em Integração Regional e Cooperação Internacional pela Universidade de Buenos Aires/Argentina e uma em Direitos Humanos, Cooperação Internacional e Povos Indígenas pela Universidade Carlos III de Madrid/Espanha. Tenho experiência docente em nível de graduação e pós-graduação no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB) e na Universidade Católica de Brasília (UCB). Também atuei como assistente de pesquisa no projeto Renato Archer "Parcerias Estratégicas do Brasil" e no projeto "Models and their Effects on Development paths" (MEDEA) junto ao Dep. de Antropologia da UnB. No setor público, fui aprovada em dois concursos: Indigenista Especializada (aprovação em 2010) na Fundação Nacional do Índio - FUNAI e Analista Técnica de Políticas Sociais (aprovação em 2013, em licença desde 2014) no Ministério da Justiça. No campo do xadrez, sou autora de dois livros, além de produtora de conteúdo sobre a modalidade na internet, com ênfase em História do Xadrez e Xadrez Feminino.

Liziane Nathália Vicenzi, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis (SC), Brasil

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bolsista CAPES. Pesquisadora e integrante do SÔMA: Núcleo de Estudos em Cultura, Corpo e Movimento. Mestre em Jornalismo pelo Programa de Pós-graduação em Jornalismo (PPGJOR) da UFSC. Graduada em Jornalismo pela Unochapecó. Tem como principais temas de estudo, a sociologia e história do esporte, profissionalização de mulheres no esporte, discurso das mídias e mulheres no xadrez. 

Ana Vitória de Paula Rothebarth, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo (SP), Brasil

Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso - Cuiabá/MT (2010-2015). Monitora voluntária na disciplina de Qualidade das Águas de Abastecimento na Universidade Federal de Mato Grosso - Cuiabá/MT (2012). Atividades de pesquisa, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, na área de biodegradação - Cuiabá/MT (2012-2013). Pós-Graduação latu sensu em Administração Industrial pela Universidade de São Paulo - Fundação Carlos Alberto Vanzolini (2016-2017). Árbitra, instrutora e jogadora profissional de xadrez. Voluntária na Liga Brasileira de Xadrez Feminino, integrando os seguintes núcleos de trabalho: Gestão e Relações Institucionais; Pesquisa e Divulgação e Circuito de Torneios.

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Publicado

12-08-2024

Como Citar

dos Anjos Januário, J., Sandrim Julião, T., Nathália Vicenzi, L., & de Paula Rothebarth, A. V. (2024). GÊNERO E PODER NO SUBCAMPO ESPORTIVO DO XADREZ: RELAÇÕES ENTRE A GEOGRAFIA E AS TITULAÇÕES DA FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE XADREZ. Diversidade E Educação, 12(1), 1061–1090. https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16381