A RESISTÊNCIA DAS MULHERES NA EDUCAÇÃO

O ENFRENTAMENTO PERANTE AS TENTATIVAS DE INVISIBILIDADE NA PESQUISA

Autores

  • Sueli Gomes da Costa Sitta UNESP
  • Alexandre de Oliveira Legendre UNESP

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15363

Resumo

É possível observar por parte de toda a análise das narrativas bibliográficas aqui feitas, as distinções entre as carreiras de homens e mulheres, a partir das atribuições sociais impostas às mulheres que interferem na progressão de suas carreiras. A atenção para tal ponto principal se dá para o poder que atravessa as relações sociais constituindo identidades e diferenças que geram preconceitos de gênero. Além disto, reflete-se aqui sobre os diversos tipos de violências sofridas pelas mulheres na área acadêmica a fim de promover maior debate sobre o assunto. Portanto, pode-se concluir que, a trajetória da mulher foi e continua sendo construída em um ambiente baseado em valores e padrões masculinos que restringem e dificultam a participação e o reconhecimento das mulheres na pesquisa.

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Biografia do Autor

Sueli Gomes da Costa Sitta, UNESP

Possui graduação em Ciências com Habilitação em Química pelo Centro Universitário Sagrado Coração (2002). Atualmente é professor da Prefeitura Municipal de Bauru e professora do Governo do Estado de São Paulo. Mestranda pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) Júlio de Mesquita Filho de Bauru 2023.

Alexandre de Oliveira Legendre, UNESP

Docente lotado no Departamento de Química da Faculdade de Ciências, campus de Bauru, da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP. Atua no curso de Licenciatura em Química e Bacharelado em Química Tecnológica e no Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica. Possui Bacharelado em Química com Atribuições Tecnológicas pela Universidade de São Paulo (2003), Licenciatura em Química pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2008) e Doutorado em Química pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2009). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Inorgânica, tendo atuado na síntese e caracterização estrutural de compostos de coordenação. Atualmente desenvolve pesquisas em Ensino de Química e Ciências, principalmente com formação de professores, ensino por investigação e desenvolvimento e construção de materiais didáticos. Atual coordenador do subprojeto PIBID de Licenciatura em Química da Faculdade de Ciências.

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Publicado

25-01-2024

Como Citar

Gomes da Costa Sitta, S., & de Oliveira Legendre, A. (2024). A RESISTÊNCIA DAS MULHERES NA EDUCAÇÃO: O ENFRENTAMENTO PERANTE AS TENTATIVAS DE INVISIBILIDADE NA PESQUISA. Diversidade E Educação, 11(1), 387–411. https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15363

Edição

Seção

Dossiê: Violências e resistências na saúde, educação e mídias