“EU NÃO DOU CONTA DISSO”

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE ALUNAS TRAVESTIS E TRANSEXUAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v10i2.14465

Resumo

Este estudo analisou as representações sociais de professores e professoras da Educação Básica de Belo Horizonte/MG sobre alunas travestis e transexuais. Foram realizadas entrevistas narrativas com seis professores que tiveram alunas travestis ou transexuais em seu percurso e foi utilizado o método de análise de conteúdo. Os resultados mostram que transexualidade e a travestilidade são representadas como algo “não familiar”, além de serem ancoradas a partir das referências de corpos cisgêneros. Evidencia-se que ainda há um caminho extenso a ser percorrido para a qualidade de acesso e permanência de pessoas travestis e transexuais na escola básica.

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Biografia do Autor

Mariana Esteves da Costa, UFMG

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua principalmente nos seguintes temas: Gênero e Sexualidade, formação docente e Identidades LGBTIA na Educação. Durante a graduação, atuou em projetos de pesquisa na modalidade de iniciação científica selecionada em editais do PAPq. Atuou como auxiliar no projeto de implantação do Observatório de Ingresso e Permanência de Transexuais e Travestis nas instituições de ensino superior.

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Publicado

25-01-2024

Como Citar

Ribeiro, L. P., & Esteves da Costa, M. (2024). “EU NÃO DOU CONTA DISSO”: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE ALUNAS TRAVESTIS E TRANSEXUAIS. Diversidade E Educação, 10(2), 268–293. https://doi.org/10.14295/de.v10i2.14465

Edição

Seção

Dossiê Currículo, Formação de Professores/as e Educação para a Sexualidade