“JAMIE, PARE DE ESPERAR PERMISSÃO PARA SER VOCÊ.”:

POSSIBILIDADES DE (RE)EXISTÊNCIAS EM ARTEFATOS CULTURAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v9iEspecial.12681

Resumo

Aos 16 anos de idade Jamie decide se tornar uma drag queen e ir à sua formatura usando um vestido. Desdobramentos no cotidiano com a escola, amigas/os e família nos levam a refletir acerca dos saberes, olhares e relações que vimos (re)constituindo acerca das masculinidades, homossexualidades masculinas, práticas e espaços para aquelas/es que não estão em conformidade com a norma. Baseado no documentário Jamie: Drag Queen at 16, o musical Everybody’s Talking About Jamie aposta na celebração da diversidade ao invés de sua classificação e inferiorização. Sujeitos LGBTTI+ constantemente passam por violências, físicas e simbólicas, mostrando a importância da representatividade nas produções culturais. Investimentos que oportunizam debates para (re)construção de olhares, saberes e imaginários estigmatizados. Busco discutir sobre o papel pedagógico de produções culturais me ancorando nas contribuições de Michel Foucault, da perspectiva pós- estruturalista, dos estudos feministas e de masculinidades.

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Publicado

25-01-2024

Como Citar

LOPES DA SILVA, José Rodolfo. “JAMIE, PARE DE ESPERAR PERMISSÃO PARA SER VOCÊ.”: : POSSIBILIDADES DE (RE)EXISTÊNCIAS EM ARTEFATOS CULTURAIS. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 341–368, 2024. DOI: 10.14295/de.v9iEspecial.12681. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12681. Acesso em: 5 dez. 2025.