IDEOLOGIA DE GÊNERO E SEUS SENTIDOS: EMBATES HEGEMÔNICOS ACERCA DO ENSINO E DISCUSSÃO DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v8i1.10914

Resumo

Este trabalho teórico-político discute a “ideologia de gênero” como um elemento discursivo de articulação transnacional. Nele, pretende-se abordar origem e constituição da mesma enquanto instrumento retórico que, desde 2014, tem causado um “pânico moral” nos segmentos sociais/políticos brasileiros. Ademais, procura-se apresentar outro sentido acerca do termo, em forma de conceito sociológico, ao mesmo tempo em que reitera uma perspectiva crítica. A partir da Teoria do Discurso, de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, pretende-se reflexionar a respeito dos significados e sentidos do referido elemento como uma ferramenta que põe em xeque o caráter democrático da educação, principalmente no que tange às ciências humanas. A metodologia de pesquisa utilizada é qualitativa, de caráter exploratório e aponta para a “ideologia de gênero” difundida em um momento agnotológico, na qual são institucionalizadas práticas de perseguição, censura e demonização dos sujeitos e grupos que trabalham com as teorias de gênero.

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Biografia do Autor

Silas Veloso de Paula Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Graduação em Ciências Sociais (Licenciatura) na UFPE - Universidade Federal de Pernambuco. Mestrando em Educação pela UFPE/PPGEdu. Foi Bolsista do PET (Programa de Educação Tutorial) Encontros Sociais. Participou de projetos de extensão na área da antropologia cultural, ensino da sociologia, ensino e aprendizagem através do audiovisual e comunicação comunitária. Participou de produções audiovisuais como ator e na área de produção. Atualmente leciona as disciplinas de sociologia e filosofia no ensino de rede pública e privada. Além disso, tem cursado pós-graduação em Metodologia de ensino da filosofia e pesquisado sobre gênero e sexualidade no campo educacional.

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Publicado

16-08-2020

Como Citar

Silva, S. V. de P. (2020). IDEOLOGIA DE GÊNERO E SEUS SENTIDOS: EMBATES HEGEMÔNICOS ACERCA DO ENSINO E DISCUSSÃO DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO. Diversidade E Educação, 8(1), 400–426. https://doi.org/10.14295/de.v8i1.10914