Docentes LGBT: o que tem evidenciado as pesquisas contemporâneas
DOI :
https://doi.org/10.14295/de.v7i1.8947Résumé
O presente escrito trata-se de um levantamento bibliográfico, tendo por objetivo analisar as produções do “GT-23: Gênero, Sexualidade e Educação” das reuniões anuais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação do período que compreende os anos de 2008 e 2017. Dessa análise buscamos investigar os espaços dados e tomados pelos pesquisadores à discussão das especificidades da população LGBT enquanto docentes. Os resultados apontam para pouca discussão sobre docentes LGBT, nenhum alinhamento com a EBPTT e a ainda forte presença de heteronormatividade nos discursos sociais. Nesse sentido, entendemos que a ampliação das discussões permitem ofertar outras formas de fazer ver e fazer ser vista as docências LGBT.
Téléchargements
Références
ALMEIDA, N.F.P. (Homo)Sexualidades e Gênero nos Documentos Oficiais da Educação. IN: Reunião Anual da ANPEd, 34ª, 2011. Salvador. Disponível em: . Acesso em: 05 out 2017;
__________; MOTA, M.V.S. A Visibilidade da Sexualidade do/a Docente Homossexual na Escola. IN: Reunião Anual da ANPEd, 33ª, 2010. Caxambu. Disponível em: . Acesso em: 05 out 2017;
__________; MOTA, M.V.S. Docências Que Transitam Pelas Fronteiras Das Sexualidades E Do Gênero: A Escola Como Espaço De Imposições De Poderes E Resistências. IN: Reunião Anual da ANPEd, 32ª, 2009. Caxambu. Disponível em: . Acesso em: 05 out 2017;
BRAGA, D.S. A Experiência Transexual: Estigma, Estereótipo e Desqualificação Social no Intramuros da Escola. IN: Reunião Anual da ANPEd, 34ª, 2011. Salvador. Disponível em:. Acesso em: 05 out 2017;
BRASIL. Relatório de Violência Homofóbica no Brasil: ano 2011. Secretaria Especial de Direitos Humanos Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos. 2012. Disponível em: . Acesso em: 28 out 2017;
__________. Relatório de Violência Homofóbica no Brasil: ano 2012. Secretaria Especial de Direitos Humanos Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos. 2013. Disponível em: . Acesso em 28 out 2017;
__________. Relatório de Violência Homofóbica no Brasil: ano 2013. Secretaria Especial de Direitos Humanos Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos. 2016. Disponível em: . Acesso em 28 out 2017;
__________. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2016. Disponível em: . Acesso em 16 dez 2017;
BUTLER, J. Problemas de Gênero: Feminismo e Subversão de Identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017;
DOS SANTOS, D.B.C. Docências Trans*: entre a decência e a abjeção. IN: Reunião Anual da ANPEd, 38ª, 2017. São Luís. Disponível em:. Acesso em: 03 jan 2018;
FOUCAULT, M. História da Sexualidade III: O cuidado de si. Traducao de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon de Albuquerque. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985;
__________. História da Sexualidade I: A vontade de saber. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A Guilhon de Albuquerque. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988;
__________. Microfísica do poder. 28ª reimp. Trad. e Org. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 2010;
FRANCO, N.; CICILLINI, G.A. Professoras travestis e transexuais brasileiras e seu processo de escolarização: caminhos percorridos e obstáculos enfrentados. IN: Reunião Anual da ANPEd, 36ª, 2013. Goiânia. Disponível em: . Acesso em: 05 out 2017;
FRANCO, M. A. R. S. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Rev. bras. Estud. pedagog. (on-line), Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551, set./dez. 2016. Disponível em: . Acesso em 13 jun 2018;
JUNQUEIRA, R.D. Homofobia nas Escolas: um problema de todos. IN: JUNQUEIRA, R. D. (org). Diversidade Sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2009;
LEITE, E. N. “A homofobia no Brasil: Um Problema Que Precisa Ser Superado.” Texto publicado em 15 de maio de 2014. Disponível em: . Acesso em 19 set 2017;
LOPES, R. M. G. P. Concepções pedagógicas e emancipação humana: um estudo crítico. IN: PIMENTA, Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. São Paulo: Cortez, 2008, p. 61-82;
LOURO, G.L. Prendas e antiprendas: uma história da educação feminina no Rio Grande do Sul. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Faculdade de Educação. Campinas – SP, 1986;
__________. Heteronormatividade e homofobia. In: JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Diversidade sexual na educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2009. p. 85-94;
MAY, T. Pesquisa social: questões, métodos e processos. Porto Alegre: Artmed, 2004
NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.
OBSERVATÓRIO DA VIOLENCIA CONTRA A MULHER. Panorama da violência contra as mulheres no Brasil: indicadores nacionais e estaduais, n. 1. Brasília: Senado Federal, 2016.
PENA, A. L.; GASTAL, M. L. A. Narrativas autobiográficas: metodologia de investigação e de formação de professores para o tema da sexualidade humana. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas [online], 2017, n. extra, p. 355-360. Disponível em:. Acesso em: 13 jun 2018;
SILVA, A.B.B. Bullying: mentes perigosas na escola. Rio de Janeiro: Fontanar, 2010.
TORRES, M.A. Docência, Transexualidades e Travestilidades: A Emergência Rede Trans Educ Brasil. IN: Reunião Anual da ANPEd, 36ª, 2013. Goiânia. Disponível em: . Acesso em: 05 out 2017;
VIDOR, A.; REZENDE, C.; PACHECO, E.; CALDAS, L. Institutos Federais: Lei no 11.892 de 29/12/2008 – Comentários e reflexões. In: PACHECO, E. (org). Institutos Federais uma Revolução Na Educação Profissional e Tecnológica. São Paulo: Moderna, 2011. p. 47-113;
WEEKS, J. O corpo e a sexualidade. In: LOURO, G. L. (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Diversidade e Educação 2019
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.