(Des)construção do sexismo através de música e literatura

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8476

Résumé

Devido a grande diferença social dos gêneros, as pessoas do sexo feminino são submetidas a diversos preconceitos baseados na supremacia masculina. O objetivo do presente trabalhos é apresentar uma metodologia de problematização do tema com base em uma vivência escolar satisfatória. O tema foi discutido através de músicas populares, com letras misóginas, biografias de personalidades femininas de impacto no seu tempo e textos da literatura de diversos gêneros. Posteriormente, a percepção das/os educandas/os foi exposta por meio de charges e poemas. Concluiu-se que a problematização do sexismo através de abordagens cotidianas auxilia na percepção do silenciamento feminino.

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Biographie de l'auteur-e

Gisele Martins Ferreira, Universidade Federal do ABC

Mestranda em Ensino e História das Ciências e da Matemática. UFABC. Santo André, São Paulo, Brasil

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Publié-e

2019-02-07

Comment citer

FERREIRA, Gisele Martins. (Des)construção do sexismo através de música e literatura. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 196–201, 2019. DOI: 10.14295/de.v6i2.8476. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8476. Acesso em: 5 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Cotidiano da Escola