Será que eles voltaram para ficar?

Homens na docência dos anos iniciais de escolarização

Auteurs-es

  • Rita Cássia Petrenas UNESP Araraquara ASSER /UNICEP
  • Fátima Aparecida Coelho Gonini Unesp - Araraquara
  • Valéria Marta Nonato Fernandes Mokwa Unesp - Araraquara

DOI :

https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8454

Résumé

Buscamos refletir sobre a presença de homens no curso de Pedagogia, caracterizado como curso feminino, nas últimas décadas, em nosso país. Para atingir o objetivo, realizamos levantamento bibliográfico e aplicamos um questionário com quatro participantes, sendo a análise do material feita através da Análise de Conteúdo Temática. A análise procedeu a partir das questões respondidas, realizando agrupamentos de temas considerados análogos, através de aspectos relevantes destacamos a valorização dos participantes por cursarem o ensino superior, a vontade de continuar estudando em áreas da educação, a consciência que podem fazer a diferença na mudança da sociedade e que a temática de gênero é pouco discutida nos cursos de formação docente.

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Bibliographies de l'auteur-e

Rita Cássia Petrenas, UNESP Araraquara ASSER /UNICEP

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1993), mestrado em Mestrado em Educação pelo Centro Universitario Moura Lacerda (2006) e em Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista -Campus Araraquara (2015). Atualmente é contratado - Faculdades UNICEP Associação de Escolas Reunidas ( Coordenadora e Professora do Curso de Pedagogia) e professor da Fundação Educacional de Ituverava . Tem experiência na área de Educação, inclusive nos anos iniciais do Ensino Fundamental, EaD, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, ciclos de aprendizagem, sexualidade, representações sociais e cotidiano escolar.

Fátima Aparecida Coelho Gonini, Unesp - Araraquara

Doutora e Mestre em Educação.Integrante do  NUSEX – Núcleo de Estudos da Sexualidade.

Valéria Marta Nonato Fernandes Mokwa, Unesp - Araraquara

Doutora e Mestre em Educação.Integrante do  NUSEX – Núcleo de Estudos da Sexualidade.

Références

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Publié-e

2019-02-07

Comment citer

PETRENAS, Rita Cássia; GONINI, Fátima Aparecida Coelho; MOKWA, Valéria Marta Nonato Fernandes. Será que eles voltaram para ficar? Homens na docência dos anos iniciais de escolarização. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 71–80, 2019. DOI: 10.14295/de.v6i2.8454. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8454. Acesso em: 5 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Diversidade em Debate