Da Lei Maria da Penha para a sala de aula: violências contra as mulheres e o ensino de Sociologia
DOI :
https://doi.org/10.14295/de.v6i2.8411Résumé
Propõe-se uma discussão acerca da relevância da inserção da temática “violências contra as mulheres” nas escolas, evidenciando o papel da disciplina Sociologia. A partir dos princípios epistemológicos de estranhamento e desnaturalização, que possibilitam a transformação de questões sociais em objetos de reflexão, entende-se a temática como um recurso possível para o aprendizado da Sociologia na educação básica. Sob a ótica do processo de implementação da Lei Maria da Penha, evidencia-se como o debate pode subsidiar processos de enfrentamento das violências num âmbito preventivo, por meio da desconstrução das assimetrias de gênero que perpetuam socialmente hierarquias de poder entre homens e mulheres - base e causa das violências, e empecilho à busca da equidade de gênero.
Téléchargements
Références
BANDEIRA, Lourdes M.; ALMEIDA, Tânia M.C.. Vinte anos da Convenção de Belém do Pará e a Lei Maria da Penha. Estudos Feministas, Florianópolis, 23(2): 352, mai-ago/2015.
BRASIL. Presidência da República. Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres. Brasília: Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, 2011.
FREITAS, Maria C. L.; FRANÇA, Carlos. História da sociologia e de sua inserção no ensino médio. MovimentAção, Dourados, v. 3, nº. 5, p. 39-55, 2016.
MARTINS, A.P.A.; et al. A institucionalização das políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres no Brasil (versão preliminar). NT nº13 IPEA. Brasília, 2015.
MILLS, C. Wright. A imaginação sociológica. Tradução de Waltensir Dutra. Biblioteca de Ciências Sociais. Editora Zahar: Rio de Janeiro, 1965.
MORAES, Amaury C.; GUIMARÃES, Elisabeth F. Metodologia de ensino de ciências sociais: relendo as OCEM-Sociologia. In: Sociologia: ensino médio[S.l: s.n.], 2010.
VIÇOSA. Minas Gerais. Protocolo Municipal de Atenção às Mulheres em Situação de Violência. Programa Casa das Mulheres, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero (org.). Viçosa, 2015.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.