QUANDO AS DANÇAS DESAFIAM AS NORMAS

MASCULINIDADES, CORPO E GÊNERO NAS TRAJETÓRIAS DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.20065

Résumé

Este artigo buscou compreender as experiências de estudantes com a dimensão de gênero e as danças, a partir de vivências anteriores ao componente curricular "Conhecimento e Metodologia do Ensino da Dança", ofertado no curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). A pesquisa, de caráter qualitativo, fundamentou-se nos estudos socioculturais da Educação Física, do gênero e das danças. Como recorte metodológico, foi desenvolvido um estudo de caso; entretanto, neste artigo, são analisados apenas os dados das entrevistas realizadas com os/as estudantes. A análise, conduzida por meio da Análise de Conteúdo, evidencia como os “marcadores de gênero”, a “heteronormatividade”, a “homofobia” e a “subversão das categorias de gênero” atuaram como elementos reguladores das experiências corporais e afetivas relacionadas às danças. Os resultados revelam que a construção social das masculinidades funciona como barreira simbólica e concreta ao acesso pleno às danças, sobretudo para meninos e jovens homens.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Joice Gottardo de Jesus, Ufes

Doutoranda em Educação Física pelo programa de Pós-graduação do Centro de Educação Física e Desportos (Ufes) .Mestrado em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), além de ser licenciada em Educação Física pela mesma instituição. Atuante na área acadêmica. Membro e pesquisadora do Núcleo Interinstitucional de Pesquisa em Gêneros e Sexualidades (NUPEGES), contribuindo com estudos relevantes para a área. Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial do curso de Educação Física (PET-EF) entre 2020 e 2022 e também, bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) em Educação Física durante os anos de 2018 e 2019. Atualmente, dedica-se ao ensino de ginástica, balé e dança. Comprometida com a educação integral e com o bem-estar dos/as estudantes, segue atualizando-se constantemente em sua área para garantir um ensino de excelência.

Maurício dos Santos de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciado Pleno e Bacharel em Treinamento em Esportes pela Faculdade de Educação Física (FEF) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestrado em Educação Física, na área de concentração Educação Física e Sociedade - Linha de pesquisa Esporte e Sociedade - pela FEF/UNICAMP. Doutor em Ciências pela Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da Universidade de São Paulo (USP) na área de concentração Pedagogia do Movimento Humano. Ademais, possui o título de instrutor em esportes pela Escola de Ginástica de Ollerup (Gymnastikhøjskolen i Ollerup) na Dinamarca. Líder do Núcleo de Pesquisa em Ginástica (NPG), membro da Equipe Universitária de Estudos da Ginástica e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ginástica da USP (GYMNUSP). Docente no Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) alocado no Departamento de Desportos. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Física do CEFD/UFES e tutor do Programa de Educação Tutorial do curso de Educação Física.

Erineusa Maria da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Ufes, na linha de pesquisa Educação, formação humana e políticas públicas. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (1996). Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1990) e graduação em Direito pelo Centro Universitário de Vila Velha (2003). Especialista em Direito do Trabalho, Previdência e Processo do Trabalho (2005-2007). Atualmente é professora na Universidade Federal do ES no curso de Licenciatura em Educação Física do Cefd/Ufes. Sub-Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF) - Núcleo Cefd/Ufes. Su-coordenadora do Colegiado do curso de Licenciatura em Educação Física - Cefd/Ufes. Coordena o curso de extensão "Cuidadores que Dançam" /Cefd/Ufes. e "Ballroom na Ufes". Coordenadora e pesquisadora do NUPEGES - Núcleo Interinstitucional de Pesquisa em Gênero e Sexualidades - Ufes. Membra pesquisadora do NEPE - Núcleo de Estudos em Políticas Educacionais pelo Centro de Educação. É membra da Comissão de Direitos Humanos Cida Barreto da Ufes e do Comitê Político da Conferência de Ações Afirmativas da Ufes. É membra do Conselho Estadual de Direitos Humanos. Tem experiência na área de Educação e Educação Física, com ênfase nos seguintes temas: trabalho e formação docente, política educacional, práticas corporais e estudos de gênero.http://orcid.org/0000-0002-8736-6739

Téléchargements

Publié-e

2025-12-13

Comment citer

GOTTARDO DE JESUS, Joice; DOS SANTOS DE OLIVEIRA, Maurício; MARIA DA SILVA, Erineusa. QUANDO AS DANÇAS DESAFIAM AS NORMAS : MASCULINIDADES, CORPO E GÊNERO NAS TRAJETÓRIAS DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 952–973, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.20065. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/20065. Acesso em: 15 déc. 2025.