QUANDO AS DANÇAS DESAFIAM AS NORMAS
MASCULINIDADES, CORPO E GÊNERO NAS TRAJETÓRIAS DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.20065Resumen
Este artigo buscou compreender as experiências de estudantes com a dimensão de gênero e as danças, a partir de vivências anteriores ao componente curricular "Conhecimento e Metodologia do Ensino da Dança", ofertado no curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). A pesquisa, de caráter qualitativo, fundamentou-se nos estudos socioculturais da Educação Física, do gênero e das danças. Como recorte metodológico, foi desenvolvido um estudo de caso; entretanto, neste artigo, são analisados apenas os dados das entrevistas realizadas com os/as estudantes. A análise, conduzida por meio da Análise de Conteúdo, evidencia como os “marcadores de gênero”, a “heteronormatividade”, a “homofobia” e a “subversão das categorias de gênero” atuaram como elementos reguladores das experiências corporais e afetivas relacionadas às danças. Os resultados revelam que a construção social das masculinidades funciona como barreira simbólica e concreta ao acesso pleno às danças, sobretudo para meninos e jovens homens.
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