NARRAR PARA RESISTIR

AUTOETNOGRAFIA SOBRE AS MASCULINIDADES QUE INTERPELAM O FAZER DOCENTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.20042

Résumé

O artigo aborda a temática das masculinidades em contextos escolares, especialmente em aulas de educação física, frente à onda de proibições da discussão de gênero no Brasil. O objetivo é analisar, por meio de uma narrativa autoetnográfica, como as experiências docentes constituem espaços de disputa e negociação das masculinidades, tanto dos alunos quanto dos professores. A metodologia consiste em uma narração autoetnográfica que permite refletir experiências vividas pelo professor na escola. A análise revela tensões entre masculinidades hegemônicas e alternativas, manifestas em conflitos em aulas e eventos esportivos, evidenciando a precariedade emocional da docência. Como conclusão, o estudo destaca que a docência democrática e comprometida com a justiça de gênero envolve disputas simbólicas, cuidados e autoridade, e reforça que a escrita autoetnográfica funciona como ato político para problematizar lógicas violentas de masculinidade e promover reflexões para uma educação mais inclusiva e justa.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Vinnicius Camargo Souza Laurindo, Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo / Técnico Pedagógico

Professor Licenciado Pleno em Educação Física pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo na área "Educação Física, Movimento corporal humano e Saúde". Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente Técnico Educacional na Gerência de Currículo da Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física principalmente nos seguintes temas: Educação Física na Educação Básica; Representações de gênero e identidades. Membro da Grupa/UFES (Grupo de Estudos em Gênero e Esporte), interessado em atuar nas áreas de fenômenos socioculturais relativos à Educação Física e Esporte; Gênero, Sexualidades, Estudos Queer e Trajetória da Carreira Esportiva de Atletas (especialmente Voleibol e Voleibol de Praia).

Mariana Zuaneti Martins, Universidade Federal do Espírito Santo

É professora Adjunto A da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), dos cursos de Educação Física e do Programa de Pós Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação Física. É doutora (2016) e mestra (2012) em Educação Física na Universidade Estadual de Campinas, instituição pela qual é formada em Educação Física e Cientista Social. Possui experiência nas áreas de Sociologia do Esporte, Pedagogia do Esporte e Gênero. Coordena a Grupa (Grupo de Estudos em Gênero e Esporte) e integra o LABSPORT/UFES.

Téléchargements

Publié-e

2025-12-13

Comment citer

SOUZA LAURINDO, Vinnicius Camargo; ZUANETI MARTINS, Mariana. NARRAR PARA RESISTIR: AUTOETNOGRAFIA SOBRE AS MASCULINIDADES QUE INTERPELAM O FAZER DOCENTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 483–502, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.20042. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/20042. Acesso em: 15 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Docência, Formação e Trabalho Educativo de Homens