NARRAR PARA RESISTIR
AUTOETNOGRAFIA SOBRE AS MASCULINIDADES QUE INTERPELAM O FAZER DOCENTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.20042Resumen
O artigo aborda a temática das masculinidades em contextos escolares, especialmente em aulas de educação física, frente à onda de proibições da discussão de gênero no Brasil. O objetivo é analisar, por meio de uma narrativa autoetnográfica, como as experiências docentes constituem espaços de disputa e negociação das masculinidades, tanto dos alunos quanto dos professores. A metodologia consiste em uma narração autoetnográfica que permite refletir experiências vividas pelo professor na escola. A análise revela tensões entre masculinidades hegemônicas e alternativas, manifestas em conflitos em aulas e eventos esportivos, evidenciando a precariedade emocional da docência. Como conclusão, o estudo destaca que a docência democrática e comprometida com a justiça de gênero envolve disputas simbólicas, cuidados e autoridade, e reforça que a escrita autoetnográfica funciona como ato político para problematizar lógicas violentas de masculinidade e promover reflexões para uma educação mais inclusiva e justa.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Diversidad y Educatión

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




