MEMÓRIAS ESCOLARES E A CONSTRUÇÃO DE MASCULINIDADES VIOLENTAS

PRODUÇÃO DE SENTIDOS ENTRE HOMENS AUTORES DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Auteurs-es

Résumé

Esta pesquisa analisou memórias escolares de homens autores de violência doméstica, investigando como essas experiências forjam masculinidades violentas. De natureza qualitativa e abordagem narrativa, o corpus foi composto por entrevistas realizadas em Rondonópolis-MT, analisadas por Mapas Dialógicos e Psicologia Discursiva. Os resultados sugerem que o contexto escolar opera como laboratório de construção da masculinidade hegemônica, onde a violência é naturalizada como performance de gênero, moldando padrões de humilhação e supressão emocional que ecoam na vida adulta. A lente interseccional explicitou experiências marcadas por raça, classe, gênero e geração. Foram acionadas memórias dissidentes - fragmentos de afeto e cuidado que ecoam como potência de ressignificação. O processo dialógico nos grupos expressa potencial transformador, permitindo aos participantes revisitarem narrativas e construírem outros sentidos de masculinidade. O estudo contribui para compreender a violência de gênero como fenômeno socialmente construído, apontando a urgência de intervenções pedagógicas que semeiem masculinidades não-violentas através do diálogo reflexivo.

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Bibliographies de l'auteur-e

George Moraes De Luiz, Universidade Federal de Rondonópolis

Professor Adjunto do curso de Psicologia e do Mestrado em Educação da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso/Rondonópolis (2008), Mestrado (2011) e Doutorado (2015) em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com bolsas CNPq e CAPES. Realizou estágio doutoral no Grupo de Investigação de Estudos Sociais em Ciência e Tecnologia (GESCIT) da Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha (2014), com bolsa CAPES, e intercâmbio no Mestrado Integrado em Psicologia e no Instituto da Infância da Universidade do Minho, Braga, Portugal (2007-2008), com bolsa do Programa Santander Universidades. Na graduação em Psicologia da UFR, ministra disciplinas e é membro do colegiado de curso de Psicologia. Na pós-graduação, atua no Programa de Mestrado em Educação (stricto sensu), onde é Coordenador da linha Educação, Cultura e Diferenças, membro do colegiado de curso, ministra disciplinas e orienta. Também atua nas Residências Multiprofissionais em Saúde do Adulto e do Idoso e em Saúde da Família (lato sensu). É Membro do Comitê Assessor de Extensão da UFR. É associado à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP) e Vice-coordenador do Grupo de Trabalho Psicologia Social nos estudos urbanos: diálogos interdisciplinares da ANPEPP. Coordena o Serviço Reflexivo para Homens (SER) encaminhados pela Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Rondonópolis, em parceria com o Juizado da Vara da Família. É membro do projeto Terra Nascente: Sala da Amazônia Legal. Foi-conselheiro, vice-presidente e presidente do Conselho Regional de Psicologia da 18 Região MT, onde também coordenou a Comissão de Psicologia na Assistência Social (2016-2022). Durante a graduação, desenvolveu Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica (2005-2008) com bolsa do CNPq. Foi agraciado com o Prêmio Jovem Investigador de Mérito em Psicologia da Saúde, concedido pela Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde, Porto, Portugal (2008). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, Construcionismo Social, Práticas Discursivas, Gênero e Masculinidades. E-mail: george@ufr.edu.br

Benedito Medrado , Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Psicologia Social pela PUC/SP, com pós-doutorado pela UAB/Espanha e UFPA. Professor titular dos cursos de Graduação e Pós-graduação em Psicologia da UFPE; coordenador do Núcleo Feminista de Pesquisas em Gênero e Masculinidades - GEMA/UFPE (fundado em 1997); integra a coordenação da Câmara II (Humanidades) da Área Interdisciplinar da CAPES; integra a coordenação da Rede Latinoamericana de Investigación sobre Masculinidades (desde 2016) e a co-coordenação Nacional (Brasil) da Aliança Internacional MenEngage de trabalhos com Homens na promoção da Equidade de Gênero (desde 2014). Bolsista de produtividade CNPq.

Myllena Oliveira Portela, Universidade Federal de Rondonópolis

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) e Mestranda no Curso de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).

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Publié-e

2025-12-13

Comment citer

MORAES DE LUIZ, George; MEDRADO , Benedito; OLIVEIRA PORTELA, Myllena. MEMÓRIAS ESCOLARES E A CONSTRUÇÃO DE MASCULINIDADES VIOLENTAS : PRODUÇÃO DE SENTIDOS ENTRE HOMENS AUTORES DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA . Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 650–674, 2025. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19929. Acesso em: 15 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Juventudes, Escolarização e Experiências Masculinas