ANALISANDO DISCURSOS CONFIGURADOS POR RELAÇÕES DE GÊNERO

A SÉRIE "SEGUNDA CHAMADA" COMO CURRÍCULO CULTURAL NÃO ESCOLAR

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19493

Résumé

Este trabalho analisa o primeiro episódio da série “Segunda Chamada” como artefato cultural, a partir dos estudos culturais e de gênero pós-estruturalistas, com foco nas pedagogias não escolares e nos discursos sobre gênero e sexualidade. A análise concentra-se na personagem Natasha, uma mulher travesti negra, estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA), especificamente em duas cenas de transfobia no espaço escolar: a interpelação pelo nome morto e a proibição de uso do banheiro feminino. Tais situações expõem os mecanismos de regulação da cisheteronormatividade e das masculinidades hegemônicas no ambiente escolar. A escola, nesse sentido, é entendida como espaço de produção de subjetividades, marcado por disputas de poder. Ao tensionar as normas de gênero e a exclusão de corpos dissidentes, a série contribui para a construção de uma pedagogia cultural que pode ampliar os debates sobre inclusão, diversidade e direitos das pessoas trans e travestis na educação.

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Bibliographies de l'auteur-e

Sarah Menezes, FURG

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Possui experiência na área de ensino e extensão, além de participar de projetos de extensão e pesquisa vinculados ao Centro de Educação Ambiental Ciências e Matemática - CEAMECIM. Participante do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola - GESE/FURG. Mestranda em Educação em Ciências no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências - PPGEC/FURG.

Maria Camila Castillo Cabezas, Universidad del Valle

Docente Auxiliar da Universidade de Valle, Licenciada em Educação Básica com ênfase em Ciências Naturais e Educação Ambiental (2016), Mestrado em Educação (2018) pela Universidade de Valle, e estudante de doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Brasil. Participação em diversos cursos e atividades acadêmicas como jurada em comitês de avaliação e orientações de trabalhos de graduação e pós-graduação, no âmbito das linhas de pesquisa: currículo, ensino de ciências, formação docente e integração das TIC. Por fim, faço parte do grupo de pesquisa Ciências, Ações e Crenças da UPN-UV, participando de projetos como Formação docente em TIC e pesquisa na sala de aula (2014) e Inovação Educacional baseada no uso e apropriação de conteúdos educativos digitais (2018). Produzi materiais escritos, como o capítulo de livro "Marco Teórico Específico do Projeto" Eval-IETIC (2020) e a integração da tecnologia na sala de aula de ciências: um estudo empírico articulando um OA no currículo (2018).

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Publié-e

2025-06-18

Comment citer

MENEZES, Sarah; CASTILLO CABEZAS, Maria Camila. ANALISANDO DISCURSOS CONFIGURADOS POR RELAÇÕES DE GÊNERO: A SÉRIE "SEGUNDA CHAMADA" COMO CURRÍCULO CULTURAL NÃO ESCOLAR. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. especial, p. 337–352, 2025. DOI: 10.63595/de.v13iespecial.19493. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19493. Acesso em: 5 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê Estudos Culturais e Currículo Cultural não Escolar: múltiplos artefatos em investigação