FILHAS DE EVA, SERVAS DO DIABO

DIÁLOGOS ENTRE CINEMA E CRRÍCULO CULTURAL NÃ O-ESCOLAR EM UMA ANÁLISE DO FILME “A BRUXA”

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19469

Résumé

A pesquisa objetiva analisar a construção de significados sobre a mulher-bruxa na interface com elementos de gênero e sexualidade, a partir da personagem principal do filme “The Witch” (“A Bruxa”, 2015), refletindo sobre as aproximações dessas características com a História das mulheres em aspectos como a diabolização do feminino. Entende-se o filme como artefato cultural que possui modos de endereçamento que contribuem para a produção de normas de gênero e sexualidade. Tendo como objeto de análise tal filme, algumas cenas foram selecionadas atentando para os diálogos entre os/as personagens. As análises foram divididas em três categorias: A desconfiança: mulher versus mulher; O corpo e a sexualidade e A entrega ao mal. Tais categorias possibilitam refletir sobre a produção de significados acerca da mulher-bruxa a partir de estratégias discursivas articuladas à constituição de formas de ser mulher, permeadas por estratégias de violência, culpabilização e vigilância, algo que atravessa a História.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Mariana de Mello Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande

Pedagoga formada pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil. Especializada em Educação para a Sexualidade pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Luciana Kornatzki, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, Joinville, Santa Catarina, Brasil.

Fabiani Figueiredo Caseira, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil.

Téléchargements

Publié-e

2025-06-18

Comment citer

DE MELLO RODRIGUES, Mariana; KORNATZKI, Luciana; FIGUEIREDO CASEIRA, Fabiani. FILHAS DE EVA, SERVAS DO DIABO: DIÁLOGOS ENTRE CINEMA E CRRÍCULO CULTURAL NÃ O-ESCOLAR EM UMA ANÁLISE DO FILME “A BRUXA”. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. especial, p. 353–376, 2025. DOI: 10.63595/de.v13iespecial.19469. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19469. Acesso em: 5 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê Estudos Culturais e Currículo Cultural não Escolar: múltiplos artefatos em investigação