O CURRÍCULO CULTURAL DIAGRAMANDO A SAÚDE DOS HOMENS NO JORNAL
DOI :
https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19468Résumé
O jornal é um importante espaço que nos ensina modos de ser e estar. Suas editorias compõem um currículo que, além de intencionalidade na escolha dos elementos, também agrupa e formata seus conteúdos, endereçando-os a determinados sujeitos. O estudo analisa sete matérias presentes na editoria Saúde do caderno ABC pra Você, produzido pelo jornal NH e veiculadas no ano de 2022. A partir das lentes teóricas dos Estudos Culturais em Educação e Estudos de Gênero, objetiva-se identificar e discutir o que é dito e que tipo de homem esses conhecimentos desejam formar, considerando a escolha metodológica da análise cultural. O currículo da editoria, através de estratégias pedagógicas e formas de representar os sujeitos, convida os leitores a compreenderem o á-bê-cê de uma saúde, recorrendo a uma masculinidade distante dos cuidados com a saúde, mas também tensionando outras masculinidades voltadas ao cuidado, informando-os quanto aos riscos e educando-os em saúde.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Diversidade e Educação 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




