BUBA E O RENASCER DE IDEIAS

O REMAKE DA NOVELA RENASCER COMO CURRÍCULO CULTURAL NÃO ESCOLAR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19467

Resumen

Neste artigo, abordamos as questões presentes no remake da novela "Renascer" à luz da trajetória da personagem Buba, destacando como a novela retrata a luta por respeito e dignidade em um contexto social marcado por preconceitos. A metodologia adotada baseia-se na análise das cenas, utilizando os Estudos Culturais em suas vertentes pós-estruturalistas. Buba, uma mulher trans, enfrenta discursos transfóbicos, especialmente do personagem José Venâncio, que refletem a persistência de estereótipos de gênero na sociedade. Esses discursos, baseados em uma visão binária e essencialista de gênero, tentam deslegitimar a identidade de Buba, revelando as barreiras enfrentadas por pessoas trans. Ao trazer essas questões à tona, "Renascer" dialoga com o público sobre as realidades das pessoas trans e critica as visões limitadas que ainda prevalecem, destacando-se como um artefato cultural e um currículo escolar que promove reflexões  e buscar contribuir para a construção de uma sociedade mais respeitosa.

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Biografía del autor/a

Tainá dos Reis Garcia, Universidade Federal do Rio Grande

Doutoranda no programa de Pós Graduação em Educação em Ciências, mestra em Educação Em Ciências: Química da Vida e Saúde pelo Programa De Educação em Educação em Ciências, licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande. Possui experiência na área de ensino, além de participar de projetos de extensão vinculados ao Centro de Educação Ambiental Ciências e Matemática - CEAMECIM e do Grupo de Pesquisa, Sexualidade e Escola (GESE). Editora assistente na Equipe Editorial da Revista Diversidade e Educação, revista de divulgação científica semestral do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência e do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola da Universidade Federal do Rio Grande do Rio Grande - FURG.

Mauricio Nazarete Lopes , Universidade Federal do Rio Grande

Doutorando em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2023-Presente). Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2023). Graduado em Ciências Biológicas Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2019). Participa do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola - GESE/FURG, dedicando-se a linha de pesquisa: Discursos, Culturas e Subjetividades na Educação em Ciências. Atuando nos campos dos Estudos Culturais, Estudos de Gênero, Estudos das Masculinidades, Culturas Juvenis, Juventudes. Editor assistente na Equipe Editorial da Revista Diversidade e Educação, revista de divulgação científica semestral do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência e do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola da Universidade Federal do Rio Grande do Rio Grande - FURG.

Jonatan Farias Farias , Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande (2022). Mestrando no projeto PPGEC Furg, atuando principalmente nos seguintes temas: subjetivação, formação de professores, experiência de si, política educacional e ensino de ciência.

Publicado

2025-06-18

Cómo citar

DOS REIS GARCIA, Tainá; NAZARETE LOPES , Mauricio; FARIAS FARIAS , Jonatan. BUBA E O RENASCER DE IDEIAS: O REMAKE DA NOVELA RENASCER COMO CURRÍCULO CULTURAL NÃO ESCOLAR. Diversidad y Educatión, [S. l.], v. 13, n. especial, p. 319–336, 2025. DOI: 10.63595/de.v13iespecial.19467. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19467. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Dossiê Estudos Culturais e Currículo Cultural não Escolar: múltiplos artefatos em investigação