BUBA E O RENASCER DE IDEIAS
O REMAKE DA NOVELA RENASCER COMO CURRÍCULO CULTURAL NÃO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19467Abstract
Neste artigo, abordamos as questões presentes no remake da novela "Renascer" à luz da trajetória da personagem Buba, destacando como a novela retrata a luta por respeito e dignidade em um contexto social marcado por preconceitos. A metodologia adotada baseia-se na análise das cenas, utilizando os Estudos Culturais em suas vertentes pós-estruturalistas. Buba, uma mulher trans, enfrenta discursos transfóbicos, especialmente do personagem José Venâncio, que refletem a persistência de estereótipos de gênero na sociedade. Esses discursos, baseados em uma visão binária e essencialista de gênero, tentam deslegitimar a identidade de Buba, revelando as barreiras enfrentadas por pessoas trans. Ao trazer essas questões à tona, "Renascer" dialoga com o público sobre as realidades das pessoas trans e critica as visões limitadas que ainda prevalecem, destacando-se como um artefato cultural e um currículo escolar que promove reflexões e buscar contribuir para a construção de uma sociedade mais respeitosa.
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