TE PEGUEI, SEXTOU/SEGUNDOU
DESEJO E SEXUALIDADE NOS PRIMEIROS EPISÓDIOS DE BOCA A BOCA
DOI :
https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19455Résumé
Neste artigo, ancoramo-nos nos estudos pós-estruturalistas para analisar como desejo e sexualidade são produzidos na série Boca a Boca, com ênfase nos episódios iniciais “Te Peguei!” e “Sextou/Segundou”. Utilizamos a etnografia de tela como estratégia metodológica para a produção dos dados e inspiramo-nos no conceito de problematização em Foucault para analisar o funcionamento do currículo cultural não escolar produzido nas cenas. Tal currículo, com suas pedagogias, ensina modos de ser, viver e relacionar-se, especialmente, referentes às experiências afetivo-sexuais vivenciadas pelos personagens nas cenas. Argumentamos que as cenas analisadas operam como práticas pedagógicas que, ao circular na cibercultura, participam da constituição de subjetividades por meio de imagens e narrativas. Ao evidenciar os modos como essas pedagogias atravessam as juventudes contemporâneas, buscamos refletir sobre os efeitos e os significados na produção de saberes e normatizações sobre desejo e sexualidade na série.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Diversidade e Educação 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




