TE PEGUEI, SEXTOU/SEGUNDOU

DESEJO E SEXUALIDADE NOS PRIMEIROS EPISÓDIOS DE BOCA A BOCA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19455

Résumé

Neste artigo, ancoramo-nos nos estudos pós-estruturalistas para analisar como desejo e sexualidade são produzidos na série Boca a Boca, com ênfase nos episódios iniciais “Te Peguei!” e “Sextou/Segundou”. Utilizamos a etnografia de tela como estratégia metodológica para a produção dos dados e inspiramo-nos no conceito de problematização em Foucault para analisar o funcionamento do currículo cultural não escolar produzido nas cenas. Tal currículo, com suas pedagogias, ensina modos de ser, viver e relacionar-se, especialmente, referentes às experiências afetivo-sexuais vivenciadas pelos personagens nas cenas. Argumentamos que as cenas analisadas operam como práticas pedagógicas que, ao circular na cibercultura, participam da constituição de subjetividades por meio de imagens e narrativas. Ao evidenciar os modos como essas pedagogias atravessam as juventudes contemporâneas, buscamos refletir sobre os efeitos e os significados na produção de saberes e normatizações sobre desejo e sexualidade na série.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Letiane Oliveira da Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande-FURG

Professora e Coordenadora Pedagógica de Educação Básica - SME Pelotas/RS. Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2021). Mestra em Educação Matemática pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel (2020). Especialista em Alfabetização Matemática pela Faculdade UNINA (2022). Graduada em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Integrante do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola - GESE, atuando na vertente pós-estruturalista com os temas: currículo e artefatos culturais.

Paula Regina Costa Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande – Furg

Professora titular do Instituto de Educação e do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande – Furg. Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e Pós-doutora pela Escola de Educação de Coimbra. Editora da Revista Diversidade e Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese), atuando principalmente nos seguintes temas: corpos, gêneros e sexualidades. Bolsista produtividade 1C do CNPq.

Danilo Araujo de Oliveira, Universidade Federal do Maranhão

Professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Possui graduação em Pedagogia (UNINTER, 2020) e Letras Português/Inglês pela UNIRB Faculdade Atlântico (2013). Líder do grupo de Pesquisa Questões e Políticas de Currículo. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos e Culturas (GECC) e do Observatório da Juventude.

Téléchargements

Publié-e

2025-06-18

Comment citer

OLIVEIRA DA FONSECA, Letiane; COSTA RIBEIRO, Paula Regina; ARAUJO DE OLIVEIRA, Danilo. TE PEGUEI, SEXTOU/SEGUNDOU: DESEJO E SEXUALIDADE NOS PRIMEIROS EPISÓDIOS DE BOCA A BOCA. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. especial, p. 203–228, 2025. DOI: 10.63595/de.v13iespecial.19455. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19455. Acesso em: 5 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê Estudos Culturais e Currículo Cultural não Escolar: múltiplos artefatos em investigação