ALFORJES, CANGAÇO E BOIADA

ZÉ RAMALHO E UM CURRÍCULO PARA HOMENS NORDESTINOS

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19441

Résumé

Este artigo analisa discursos sobre masculinidades nas canções do músico paraibano Zé Ramalho, compreendendo-as como um currículo cultural que atua na produção de subjetividades de homens nordestinos. A pesquisa objetiva identificar como as canções constroem masculinidades vinculadas à coragem, à heterossexualidade e à violência. A metodologia adotada foi a análise do discurso foucaultiana, que investiga os enunciados e as condições de sua emergência. A partir da seleção de 29 músicas do repertório do cantor, o estudo evidencia a atuação de um currículo-moldura que enquadra certas performances de masculinidade e marginaliza outras possibilidades em um fora-de-campo. As análises preliminares indicam que os discursos nas músicas articulam pedagogias potentes na constituição dos modos de ser homem no Nordeste, reiterando modelos hegemônicos e restringindo a diferença. Conclui-se que as canções analisadas são currículos que reforçam normas de gênero e de sexualidade, demandando resistências e reconfigurações dos modos de ser homem.

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Biographie de l'auteur-e

Alcidesio Oliveira da Silva Junior, Universidade Estadual da Paraíba

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor do Departamento de Educação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campina Grande, Paraíba, Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa em Estudos Culturais e Arte/Educação (GPECAE/UEPB/CNPq). E-mail: ateneu7@gmail.com 

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Publié-e

2025-06-18

Comment citer

SILVA JUNIOR, Alcidesio Oliveira da. ALFORJES, CANGAÇO E BOIADA: ZÉ RAMALHO E UM CURRÍCULO PARA HOMENS NORDESTINOS. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. especial, p. 45–63, 2025. DOI: 10.63595/de.v13iespecial.19441. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19441. Acesso em: 5 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê Estudos Culturais e Currículo Cultural não Escolar: múltiplos artefatos em investigação