ALFORJES, CANGAÇO E BOIADA
ZÉ RAMALHO E UM CURRÍCULO PARA HOMENS NORDESTINOS
DOI :
https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19441Résumé
Este artigo analisa discursos sobre masculinidades nas canções do músico paraibano Zé Ramalho, compreendendo-as como um currículo cultural que atua na produção de subjetividades de homens nordestinos. A pesquisa objetiva identificar como as canções constroem masculinidades vinculadas à coragem, à heterossexualidade e à violência. A metodologia adotada foi a análise do discurso foucaultiana, que investiga os enunciados e as condições de sua emergência. A partir da seleção de 29 músicas do repertório do cantor, o estudo evidencia a atuação de um currículo-moldura que enquadra certas performances de masculinidade e marginaliza outras possibilidades em um fora-de-campo. As análises preliminares indicam que os discursos nas músicas articulam pedagogias potentes na constituição dos modos de ser homem no Nordeste, reiterando modelos hegemônicos e restringindo a diferença. Conclui-se que as canções analisadas são currículos que reforçam normas de gênero e de sexualidade, demandando resistências e reconfigurações dos modos de ser homem.
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