EDUCAÇÃO EM GÊNERO, SEXUALIDADE E RAÇA

EXPERIÊNCIAS EXITOSAS NO IFRS CAMPUS BENTO GONÇALVES

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19129

Résumé

O espaço escolar não está isento dos preconceitos que ocorrem fora dos muros da instituição. Por isso, é necessário pensar estratégias de inclusão que visem ao respeito e à diversidade no ambiente educacional. Nesse ínterim, surge o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade no campus Bento Gonçalves do IFRS. Trata-se de um espaço de acolhimento e de produção científica criado em 2015, a partir da demanda dos próprios estudantes, demonstrando o protagonismo estudantil. Para tanto, este relato apresenta algumas ações exitosas realizadas pelo referido núcleo ao longo dos seus 10 anos de existência, destacando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. O objetivo deste relato é propiciar reflexões sobre as propostas promovidas pelo NEPGS BG e o estímulo deste espaço ao protagonismo dos jovens estudantes, incentivando o espírito crítico e o exercício democrático. Constata-se que, embora as ações sejam relevantes, ainda há desafios que se impõem e espera-se que, nos próximos dez anos, o núcleo se encontre ativo e seja uma referência na luta por uma escola mais inclusiva e respeitosa para com a diversidade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Robert Reiziger de Melo Rodrigues, IFRS

Mestrando vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação Básica do IFRS - Campus Farroupilha. 

Leticia Schneider Ferreira, IFRS

Doutora em História (UFRGS). Docente EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves.

Téléchargements

Publié-e

2025-08-16

Comment citer

RODRIGUES, Robert Reiziger de Melo; FERREIRA, Leticia Schneider. EDUCAÇÃO EM GÊNERO, SEXUALIDADE E RAÇA: EXPERIÊNCIAS EXITOSAS NO IFRS CAMPUS BENTO GONÇALVES. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 715–733, 2025. DOI: 10.63595/de.v13i1.19129. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19129. Acesso em: 5 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários