CORPO-TERRITÓRIO
ENTRELAÇANDO GÊNEROS E SEXUALIDADES NO ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DE UM CURSO DE (FORM)AÇÃO DOCENTE
DOI :
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19125Résumé
Diálogos sobre gênero e sexualidades ganham cada vez mais espaço na formação acadêmica em Geografia. Diante desse cenário, o objetivo desse artigo é refletir sobre processos formativos que contribuem para o debate e influenciam a prática pedagógica em Geografia. Para tanto, será apresentado um curso de extensão ofertado, gratuitamente, através do Laboratório XXXX da Universidade XXXXX, para 200 professores/as de Geografia da Educação Básica do Brasil, divididos em 5 turmas, cada uma com 40 cursistas. Esse trabalho baseia-se metodologicamente em um relato de experiência enriquecido por revisões bibliográficas e reflexões sobre a experiência formativa em tela. Como resultado dessa análise, percebemos a necessidade de maior inserção das temáticas de gênero e sexualidades no campo do ensino da Geografia, sendo imperativo, portanto, ações formativas que dialoguem com os debates propostos, bem como sua incorporação intencional nos currículos de Geografia da Educação Básica e no Ensino Superior.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Diversidade e Educação 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




