CORPO-TERRITÓRIO

ENTRELAÇANDO GÊNEROS E SEXUALIDADES NO ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DE UM CURSO DE (FORM)AÇÃO DOCENTE

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19125

Résumé

Diálogos sobre gênero e sexualidades ganham cada vez mais espaço na formação acadêmica em Geografia. Diante desse cenário, o objetivo desse artigo é refletir sobre processos formativos que contribuem para o debate e influenciam a prática pedagógica em Geografia. Para tanto, será apresentado um curso de extensão ofertado, gratuitamente, através do Laboratório XXXX da Universidade XXXXX, para 200 professores/as de Geografia da Educação Básica do Brasil, divididos em 5 turmas, cada uma com 40 cursistas. Esse trabalho baseia-se metodologicamente em um relato de experiência enriquecido por revisões bibliográficas e reflexões sobre a experiência formativa em tela. Como resultado dessa análise, percebemos a necessidade de maior inserção das temáticas de gênero e sexualidades no campo do ensino da Geografia, sendo imperativo, portanto, ações formativas que dialoguem com os debates propostos, bem como sua incorporação intencional nos currículos de Geografia da Educação Básica e no Ensino Superior.

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Bibliographies de l'auteur-e

Nilcelio Sacramento de Sousa, Universidade Federal do Tocantins (UFT) - Campus Universitário Professor Doutor Sérgio Jacitho Leonor.

Professor Adjunto na Universidade Federal do Tocantins. Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia. Especialista em Gestão, Coordenação e Orientação Educacional pela Faculdade Católica de Ciências Educacionais da Bahia e em Gênero, Raça/Etnia e Sexualidades na Formação de Educadoras/es pela Universidade do Estado da Bahia. Pedagogo pela Universidade do Estado da Bahia. Licenciado em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Vale do São Francisco. Atua como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Saúde (PPGECS). Foi professor efetivo do município de Mairi-Bahia, de 2001 a 2023. Atuou como professor substituto na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e como formador no Programa Nacional de Formação de Professores (Parfor) na Universidade do Estado da Bahia. Atuou também como Secretário Municipal de Educação, município de Mairi-BA, Coordenador e Supervisor Pedagógico no mesmo município e como Tutor na Universidade Federal de Alfenas no Curso de Gestão Pública Municipal. Membro e líder do Grupo de pesquisa ATRAVESSAMENTOS: Estudos e Pesquisas sobre os cotidianos da formação docente e diferenças (Capes/UFT) e pesquisador vinculado aos Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas - Escola, Memória e Cotidiano (GEPEMC/UFF) e Políticas do Corpo e Diferenças (POC's/UFPel). Membro da Associação Brasileira de Currículo ABdC. Tem realizado estudos na área da Educação, tendo como foco formação docente, narrativas, diferenças, gêneros, sexualidades em perspectivas interseccional e currículo. 

Rafael Chaves Vasconcelos Barreto, SMS/RJ e SEEDUC/RJ

Pós-Doutor pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE/IBGE na área de População, Território e Estatísticas Públicas. Doutor em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE/IBGE e Geógrafo (Licenciatura e Bacharelado) formado pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Professor na SME-RIO atuando também no quadro técnico de formadores da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. É pesquisador do grupo de pesquisa Gênero, Sexualidades, Reprodução e suas Interseccionalidades e atuou na Diretoria de Extensão da Fundação CECIERJ na elaboração de cursos de Formação Continuada de Professores nas áreas de Ciências Humanas/Geografia. Especialista com publicações recentes nas áreas ligadas à Geografia da População; Gênero e Sexualidade; Identidade e Território; Currículo e Formação Docente.

Tiago Dionisio, PPGeo/UERJ e SEEDUC/RJ

Doutorando em Geografia pela UERJ e Mestre em Educação pela UFRRJ. Especialista em Educação e Relações Raciais; Especialista em Docência e Educação Básica ambos cursos pela UFF. Possui Graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Geografia pela UFF. Desde 2009 é professor de Geografia da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ). Atua, principalmente, nos seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores, Relações Raciais na Educação, Ensino/aprendizagem da Geografia e Formação Continuada Docente.

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Publié-e

2025-08-16

Comment citer

SOUSA, Nilcelio Sacramento de; BARRETO, Rafael Chaves Vasconcelos; DIONISIO, Tiago. CORPO-TERRITÓRIO: ENTRELAÇANDO GÊNEROS E SEXUALIDADES NO ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DE UM CURSO DE (FORM)AÇÃO DOCENTE . Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 584–608, 2025. DOI: 10.63595/de.v13i1.19125. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19125. Acesso em: 5 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários