PRETAGOGIA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO COTIDIANO ESCOLAR

DAS REFLEXÕES ÀS PRÁTICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19116

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a Pretagogia enquanto prática pedagógica no cotidiano escolar, com base em uma abordagem bibliográfica de caráter qualitativo. Fundamentada em epistemologias negras e nas pedagogias críticas, a Pretagogia propõe a valorização dos saberes ancestrais afro-brasileiros e a ressignificação das práticas educativas tradicionais, desafiando a hegemonia eurocêntrica que ainda prevalece nas instituições de ensino. Os resultados evidenciam que, embora existam avanços teóricos e práticas significativas, a consolidação da Pretagogia no espaço escolar ainda encontra entraves estruturais, como o racismo institucional, a formação docente limitada e a ausência de políticas públicas efetivas. Conclui-se que a Pretagogia representa um caminho viável e necessário para a construção de uma escola mais democrática, plural e comprometida com a justiça racial e social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josimar Santana Silva, Secretaria Municipal de Educação de Conceição do Coité

Doutorando em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL), da Universidade Estadual de Feira de Santana (2021), onde desenvolve a pesquisa intitulada Vozes da África no Português Angolano e Brasileiro: Conexões, Semelhanças e Construção de um Vocabulário Digital Compartilhado, fomentada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB). Possui mestrado em Estudos Linguísticos, pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL), oferecido pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2019). Graduação em Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Literatura, pela Universidade do Estado da Bahia (2014). Possui Especialização Interdisciplinar em Estudos Sociais e Humanidade, pela Universidade Aberta do Brasil - UAB/UNEB (2016) e em Educação do Campo, oferecida pelo IF Baiano, Campus Serrinha (2019). Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Campos Eliseos - FCE (2025). Tem experiência na área de Letras com Português, com ênfase em Letras e Literatura. Possui experiência na rede pública e privada de educação básica.

Downloads

Publicado

16-08-2025

Como Citar

SILVA, Josimar Santana. PRETAGOGIA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO COTIDIANO ESCOLAR: DAS REFLEXÕES ÀS PRÁTICAS. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 244–262, 2025. DOI: 10.63595/de.v13i1.19116. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19116. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários