“EU ENSINO, MAS A SOCIEDADE NÃO ESTÁ PREPARADA”

INVESTIGANDO A INTERSEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18135

Résumé

Este artigo investiga perspectivas e ações desenvolvidas por docentes de Ciências e Biologia na abordagem da intersexualidade em sala de aula. O arcabouço teórico é composto por trabalhos do campo da Educação em Ciências que focalizam as diversidades sexuais e de gêneros. Em perspectiva metodológica, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, fomentada por questionários para docentes e uma entrevista com um homem trans intersexo sobre sua experiência na escolarização. Os resultados indicam que predominam abordagens focadas na genética do corpo intersexo, mas que pautas identitárias têm produzido matizações dessa tendência. Ademais, o conhecimento biológico tem servido como substrato para debates plurais. A análise aponta um campo de investigações em aberto para que mais pesquisas se debrucem sobre esse assunto e visibilizem tanto os corpos intersexo, quanto os saberes e fazeres docentes que agem para que a intersexualidade figure e seja ampliada nos currículos de Ciências e Biologia.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Marcus Altivo Avelar Ribeiro, Universidade do Estado de Minas Gerais

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Minas Gerais.

Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Doutor em Educação pela UFF. Mestre em Educação, Bacharel em Ciências Biológicas - Genética e Licenciado em Ciências Biológicas pela UFRJ. Professor da UEMG, onde é líder do LINCE - Laboratório de Investigações em Narrativas, Currículos e Educação. É Bolsista de Incentivo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico da FAPEMIG e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da UFOP.

Téléchargements

Publié-e

2025-01-20

Comment citer

ALTIVO AVELAR RIBEIRO, Marcus; CERQUEIRA DO NASCIMENTO BORBA, Rodrigo. “EU ENSINO, MAS A SOCIEDADE NÃO ESTÁ PREPARADA”: INVESTIGANDO A INTERSEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 12, n. n. 2, p. 539–561, 2025. DOI: 10.14295/de.v12i2.18135. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/18135. Acesso em: 5 déc. 2025.