NAS PRATELEIRAS VIRTUAIS
TENDÊNCIAS DE CONSUMO LITERÁRIO NA CATEGORIA JOVENS E ADOLESCENTES DA AMAZON
DOI :
https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17095Résumé
O presente artigo propõe uma análise do consumo literário na categoria Jovens e Adolescentes da Amazon, buscando compreender as relações entre as tendências de compra e as perspectivas sociais e identitárias em uma escala macro através de uma observação do ranking dos títulos mais vendidos na divisão. Para tal, nos apoiamos na netnografia como metodologia, através dos estudos de Robert V. Kozinets (2014), examinando a relação entre as obras mais populares e questões sociais como gênero, identificação pessoal e consumo por influência no ambiente digital. Os resultados revelam tendências como a ascensão de obras de autodesenvolvimento e espiritualidade, a intervenção do marketing de influência nas comunidades virtuais e a emergência de novas formas de publicação, como a autopublicação. A análise sob a perspectiva da interseccionalidade também destaca desafios como a falta de representatividade LGBTQIAPN+ e a persistência de padrões hegemônicos no mercado literário.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Diversidade e Educação 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.