Diferentes sentidos para uma mesma paixão
Negociações de gênero das mulheres no skate
Résumé
O skate é uma prática vinculada a uma subcultura juvenil relacionada à masculinidade. Embora nas últimas décadas, com a entrada como modalidade esportiva nos Jogos Olímpicos esse cenário esteja mudando, o skate ainda é uma prática generificada e generificadora. Por essa razão, esse artigo tem como objetivo compreender como mulheres negociam gênero na construção de espaços destinados à prática de skate. Por meio de uma pesquisa etnográfica realizada nas pistas de skate da cidade de Vitória, identificamos e observamos mulheres praticantes de skate que frequentavam esses locais. A partir de entrevistas com 11 skatistas de diferentes idades e trajetórias, identificamos três modos de integração ao skate, que acionam práticas e discursos sobre a presença das mulheres nesse esporte: a "skatista crítica", a "skatista aprendiz" e a "skatista companheira”. São formas distintas de perceber e negociar as relações de gênero cotidiano do esporte.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Diversidade e Educação 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.