Profissionais da psicologia no acolhimento de mulheres em situação de violência
Estudo de revisão sistemática
DOI :
https://doi.org/10.14295/de.v11i2.14957Résumé
A violência contra a mulher é um tema relevante na área da saúde, considerando o recente aumento significativo no número de casos registrados. Este estudo teve por objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura sobre o atendimento e acolhimento, por parte de profissionais da psicologia, para mulheres vítimas de violências. Foi utilizando o método PRISMA, consultando artigos desenvolvidos no Brasil, publicados na base de dados Período CAPES, entre 2000 e 2020. Entre 51 artigos encontrados inicialmente, 43 foram revisados segundo o escopo da pesquisa, dos quais 13 foram incluídos nesta revisão. A pesquisa realizada permitiu identificar categorias que entendem o quanto a violência contra mulheres é prejudicial em suas diversas formas de manifestação. Além disso, há algumas recomendações e estudos sobre qual a melhor forma de acolher as vítimas, mas não há documentos ou formas de padronização de modalidades deste tipo. Conclui-se pela importância da instrumentalização para a prática profissional diante desses casos.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Diversidade e Educação 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.