GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EXPERIMENTAÇÕES:

PERCURSOS DE VIDA E DE FORMAÇÃO

Auteurs-es

  • Vilma Nonato de Brício UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

DOI :

https://doi.org/10.14295/de.v10i1.14515

Résumé

Este artigo tem como objetivo apresentar o Grupo Experimentações - Grupo de estudos e pesquisas em currículo, subjetividade e sexualidade na Educação Básica, da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Abaetetuba. Escrever sobre as experiências do Grupo exige um confronto com a memória, com as narrativas que constituem o dispositivo da escrita, com as problematizações teórico-metodológicas que construímos em nossas pesquisas e com nosso compromisso ético-político com a produção de conhecimento em gênero, sexualidade e educação. Partindo de narrativas pessoais e da produção dos integrantes do Grupo problematizo algumas noções teórico-metodológicas tomadas de empréstimos da caixa de ferramentas foucaultianas acionadas nas nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão. O artigo será organizado em dois eixos: no primeiro momento damos a ver a criação do grupo, das nossas movimentações individuais e coletivas no ensino, na pesquisa e na extensão; no segundo momento discutimos alguns conceitos de nossas escolhas teórico-metodológicas.

PALAVRAS-CHAVE: Grupo de Pesquisa. Experiência. Gênero. Sexualidade. Educação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Vilma Nonato de Brício, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Licenciada Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2002), Especialista em Coordenação e Organização do Trabalho Pedagógico pela Universidade Federal do Pará (2006) e Mestra em Educação (Currículo e Formação de Professores) pela Universidade Federal do Pará (2010). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará. Professora da Universidade Federal do Pará (Campus Universitário de Abaetetuba), atuando no ensino, na pesquisa e na extensão na Faculdade de Educação e Ciências Sociais e no Pós-Graduação em Cidades, Territórios e Identidades (PPGCITI) no Campus Universitário de Abaetetuba - UFPA. Suas atividades de pesquisa e de orientação de pesquisa voltam-se para o campo da Educação, com ênfase nas questões de juventude, gênero, sexualidade, currículo e práticas de subjetivação a partir do referencial metodológico de Michel Foucault.

Téléchargements

Publié-e

2024-01-25

Comment citer

de Brício, V. N. (2024). GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EXPERIMENTAÇÕES: : PERCURSOS DE VIDA E DE FORMAÇÃO. Diversidade E Educação, 10(1), 183–205. https://doi.org/10.14295/de.v10i1.14515

Numéro

Rubrique

Dossiê: Ensino, Pesquisa e Extensão: a insociabilidade nas experiênc