“CHAMEI OS DOIS E PERGUNTEI ABERTAMENTE, QUEM ERA O PAI E QUEM ERA A MÃE”: HOMOPARENTALIDADE, DOCÊNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL

Auteurs-es

  • André Morando UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
  • Nadia Geisa Silveira de Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
  • Paloma Nascimento dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

DOI :

https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11310

Résumé

Analisamos neste artigo a rede de enunciados sobre família e homoparentalidade em um grupo virtual do Facebook, que reúne pessoas vinculadas a docência na Educação Infantil. Como proposta metodológica, nos inspiramos na netnografia, uma ramificação da etnografia, para conhecer a dinâmica do grupo virtual. Como ferramenta analítica recorremos à análise do discurso, a partir dos pressupostos de Michel Foucault. Nessa perspectiva analítica não buscamos categorizar os discursos em verdadeiros ou falsos, mas suas condições de emergência. A análise mostrou como saberes sobre corpo, gênero e sexualidade são investidos na produção de discursos verdadeiros nas práticas discursivas das docentes e, sobretudo, como a comemoração do dia da família opera como estratégia heteronormativa de invisibilização social das famílias homoparentais na escola.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BELLO, Alexandre Toaldo; FELIPE, Jane. Construção de Comportamentos Homofóbicos no Cotidiano da Educação Infantil. In: JUNQUEIRA, Rogério (Org.). Diversidade sexual na educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: Ministério da Educação, 2009.

BIROLI, Flávia. Família: Novos Conceitos. Coleção O que Saber. Fundação Perseu Abramo. São Paulo, 2014.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF (1997).

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2015. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/ Acesso em jan. de 2019.

CASTRO, Edgardo. Vocabulário de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

CORRÊA, Mariza. Repensando a família patriarcal brasileira. Cadernos de Pesquisa, n. 37, p. 5-16, 2013.

FONSECA, Claudia. Quando cada caso NÃO é um caso: pesquisa etnográfica e educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n.10, p.58-78, jan./abr., 1999.

FONSECA, Claudia. Concepções de família e práticas de intervenção: uma contribuição antropológica. Saúde Sociedade, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 50-59, 2005.

FONSECA, Claudia. Homoparentalidade: novas luzes sobre o parentesco. Revista de Estudos Feministas, v. 16, n. 3, p. 769-783, 2008.

FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária. 2012.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: Curso no Collège de France (1975-1976). São Paulo, Martins Fontes, 2005.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. 13. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro. Edições Graal. 1979.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Petrópolis, Vozes, 1987.

KOZINETS, Robert. V. Netnografia: Realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso, 2014.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 2. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1997.

LOURO, Guacira Lopes. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

MELLO, Luiz; GROSSI, Miriam; UZIEL, Anna Paula. A escola e @s filh@s de lésbicas e gays: reflexões sobre conjugalidade e parentalidade no Brasil. In: JUNQUEIRA, Rogério (Org.). Diversidade sexual na educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: Ministério da Educação, 2009.

RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina. 2009.

SOUZA, Nadia Geisa Silveira de. Discutindo práticas implicadas na produção do corpo. In: CAMOZZATO, Viviane Castro; CARVALHO, Rodrigo Saballa de; ANDRADE, Paula Deporte de. (Org.). Pedagogias culturais: a arte de produzir modos de ser e viver na contemporaneidade. Curitiba: Appris, 2016.

Téléchargements

Publié-e

2020-08-16

Comment citer

Morando, A., Souza, N. G. S. de, & Santos, P. N. dos. (2020). “CHAMEI OS DOIS E PERGUNTEI ABERTAMENTE, QUEM ERA O PAI E QUEM ERA A MÃE”: HOMOPARENTALIDADE, DOCÊNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL. Diversidade E Educação, 8(1), 452–472. https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11310