MENINAS E JOVENS NAS CIÊNCIAS EXATAS, ENGENHARIAS E COMPUTAÇÃO: RAÇA-ETNIA, GÊNERO E CIÊNCIA EM ALGUNS ARTEFATOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v7iEspecial.9526

Resumen

O objetivo do presente artigo é analisar alguns materiais produzidos a partir de alguns projetos que fizeram parte da chamada “Meninas e jovens na ciências exatas, engenharias e computação 18/2013”, com relação aos marcadores sociais de gênero e raça-etnia. Este trabalho, se fundamenta a partir dos campos teóricos dos Estudos Culturais e dos Estudos Feministas, nas suas vertentes pós-estruturalistas. Para produção dos dados investigamos os projetos contemplados e mapeamos aqueles que possuíam página na internet, a fim de analisar os artefatos culturais, produzidos e disponibilizados no endereço eletrônico dos mesmos. Encontramos 14 projetos, com uma grande amplitude de materiais. Optamos em analisar as Histórias em Quadrinhos (HQ) e os Almanaques. Ambos materiais não apresentavam mulheres cientistas negras. No Almanaque encontramos pessoas negras, como parte integrante da história, porém escutando os conceitos científicos que outra pessoa estava explicando. Consideramos que tais artefatos podem servir de subsídio para professoras/es utilizarem nas escolas enquanto ferramentas didático-pedagógicas para discussão das questões relacionadas a gênero e ciência na sala de aula.

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Biografía del autor/a

Fabiani Figueiredo Caseira, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Mestre e doutoranda pelo PPG Educação em Ciências da FURG. Integrante do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (GESE).

Joanalira Corpes Magalhães, Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Doutora em Educação em Ciências. Professora Adjunta do Instituto de Educação e do PPG Educação em Ciências, ambos da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (GESE).

Citas

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Publicado

2019-10-31

Cómo citar

Caseira, F. F., & Magalhães, J. C. (2019). MENINAS E JOVENS NAS CIÊNCIAS EXATAS, ENGENHARIAS E COMPUTAÇÃO: RAÇA-ETNIA, GÊNERO E CIÊNCIA EM ALGUNS ARTEFATOS. Diversidade E Educação, 7(Especial), 259–275. https://doi.org/10.14295/de.v7iEspecial.9526

Número

Sección

Espaços Educativos